Setembro Azul: Roda de Conversa evidenciara a Língua de Sinais, a Cultura e a Identidade Surda

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 26 de Setembro de 2017 às 09:08

Setembro é o mês que a comunidade surda comemora as inúmeras conquistas e direitos adquiridos, através de muita mobilização, num evento denominado Setembro Azul.

Neste mês, em todo país, ocorrem inúmeros encontros, palestras, lançamentos de livros e muitas atividades promovidas pelas associações e instituições que desenvolvem algum tipo de trabalho com os surdos, no intuito de levantar uma reflexão sobre o lugar social que os surdos possuem e como garantir do Estado uma cidadania digna e plena.

Com essa finalidade, o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis campus Campo Novo do Parecis foi parceiro de uma Roda de Conversa intitulada “Falar com as mãos e ouvir com os olhos”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação do município, ocorrida na última quinta-feira, 21 de setembro, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. “O evento, assim como vários outros que estão acontecendo no Brasil neste mês, faz alusão às conquistas da comunidade surda e contou com depoimentos, palestra e apresentações culturais que evidenciaram a Língua de Sinais, a Cultura e a Identidade Surda”, explicou a professora de Língua Brasileira de Sinais e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Estudantis Específicas – NAPNE do campus, Josiane Santiago de Lima.

Alunos e servidores do IFMT campus Campo Novo do Parecis e a população camponovense participaram da Roda de Conversa e puderam observar o aumento da acessibilidade à comunidade surda. “Tive o privilégio de participar do evento destinado à inclusão, divulgação e realmente de mostrar como é ser surdo, como é ter um filho surdo, como é educar para surdos. Parabéns aos profissionais que ralam para deixar esse mundo um pouco mais humano”, elogiou o Coordenador de Extensão do campus, Pedro Gabriel Gomes Borges de Souza.

Como exemplo de acessibilidade é importante destacar que, com o apoio de intérpretes, o surdo pode estudar, ir a atividades culturais e circular numa sociedade de ouvintes podendo praticar uma interculturalidade. O campus Campo Novo do Parecis conta, atualmente, com cinco alunos surdos e para promover a inclusão, dispões de uma professora de Libras, Josiante Santiago de Lima e duas intérpretes de Libras, Alessandra Mariza Leite e Cláudia Aline Dassow. Além disso, está com processo seletivo para contratação de mais um intérprete, visando melhorar a acessibilidade no campus.

Um dos alunos surdos do campus é Rafael Santos Ferreira, que quer se tornar um engenheiro agrônomo. “Eu me sentia perdido na antiga escola. Queria mesmo era estudar no IFMT, era meu sonho. Fiz o seletivo e passei. Estou muito feliz. As intérpretes me ajudam muito”, explicou.

A servidora Tania Maria Alves de Abreu Gimenes ressaltou que a noite da Roda de Conversa foi de aprendizado e emoção. “As lágrimas caíram em vários momentos, mas só quem esteve presente pode entender o que estou falando. Aos nossos alunos, guerreiros, cheios de potencial, só posso dizer que o orgulho é todo nosso em tê-los conosco, em fazer parte da caminhada que estão trilhando. À equipe do NAPNE, em nosso campus, aos intérpretes e demais envolvidos em nível de município, todo respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido, que ultrapassa os muros da escola, formando esta linda família em Campo Novo do Parecis”, disse emocionada.

Todas as atividades contaram com tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e buscaram dar visibilidade à comunidade surda e estimular o diálogo em torno de assuntos relevantes, que promovendo apoio a cultura surda na cidade de Campo Novo do Parecis.

Por que Setembro?

O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:

- Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

- Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008).Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

- Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.

- Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

Por que Azul?

A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.

Por que Fita Azul?

Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, aconteceu a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos que foram vítimas da opressão. Neste evento, o Dr. Paddy Ladd (surdo), usou pela primeira vez a fita de cor azul como símbolo do movimento.

Vamos relembrar algumas das conquistas da Comunidade Surda:

- Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 – LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.

- Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação do professor e instrutor de LIBRAS, o uso da LIBRAS para o acesso a educação, a formação do Tradutor Intérprete de LIBRAS, direito à educação e saúde as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

- Lei N° 12.319 de 1º de setembro de 2005 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.