VI Circuito de Arte e Cultura promoveu a propagação de experiências artísticas voltadas ao Dia da Consciência Negra

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 8 de Dezembro de 2023 às 14:15

A última sexta-feira e sábado (01 e 02/12) foram dias de grande movimentação cultural para todos os estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis e da comunidade do município, através da realização da VI edição do Circuito de Arte e Cultura do campus, que reuniu diversas pessoas por meio de atividades, oficinas, apresentações artísticas, exposições e ações culturais.

O evento, importante forma de propagação de experiências artísticas, teve sua temática voltada ao Dia da Consciência Negra e foi o momento de evidenciar as produções dos artistas negros, estimulando a cultura de paz, conscientização e união.

O diretor geral do campus, Tiago Alquaz Matias esteve presente nos dois dias de evento e ressaltou a relevância do Circuito. “As propostas pedagógicas apresentadas durante o IV Circuito de Arte e Cultura pelos alunos e educadores do campus são fundamentais para a formação dos nossos estudantes e para o futuro da nossa sociedade. Foi uma alegria imensa ver as pessoas participando de todas as atividades, contando com a participação especial de vários educadores externos ao campus, afirmou.

Na sexta-feira, a programação ocorreu nas dependências do IFMT campus Campo Novo do Parecis e contou com uma série de oficinas de música, dança, teatro, artes visuais, capoeira e outras práticas artísticas e culturais, além de exposições e outras ações culturais.

No sábado o palco dos espetáculos foi o Núcleo Cultural Jardim das Palmeiras e o dia foi recheado de apresentações artísticas e culturais de música, capoeira e maculelê, encerrando mais uma edição do Circuito de Arte e Cultura com muita alegria e diversão.

O professor de Arte/Música do IFMT campus Campo Novo do Parecis, Anderson Toni, foi o coordenador do Projeto de Extensão do VI Circuito de Arte e Cultura e destacou: “a ideia do circuito é proporcionar o contato com diferentes manifestações artísticas e culturais e, esse ano, conseguimos ter uma ampla adesão de estudantes, servidores e comunidade externa”.

VI Circuito de Arte e Cultura, realizado ao longo de dois dias, não envolveu apenas a comunidade do campus, mas também estendeu-se ao Núcleo Cultural Jardim das Palmeiras, fortalecendo os laços comunitários. Mais de 150 pessoas participaram das apresentações artísticas no sábado de manhã, demonstrando um grande engajamento tanto da comunidade externa quanto dos próprios discentes e servidores. Um dos pontos altos deste ano foi a temática escolhida, focada na Consciência Negra. O destaque foi dado ao protagonismo de artistas negros e negras, trazendo à tona expressões culturais como o maculelê e a capoeira, enriquecendo a formação sociocultural dos participantes. "É uma forma de trazer evidência para esses trabalhos dos artistas negros e negras, tanto em termos artísticos quanto culturais", explicou o professor Anderson Toni.

O Coordenador do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Alexandre Vinícius Gonçalves Nascimento, explica que, além das diversas oficinas que dialogavam com o tema da cultura negra, o evento contou com uma exposição de trabalhos elaborados e apresentados por alunos/as das turmas de 3º ano e do 2ºMSI. “O objetivo da exposição foi abordar a vida e a obra de uma série de artistas, intelectuais e personagens históricos negros que foram fundamentais para a constituição da sociedade, da política, da cultura e da luta pela cidadania no Brasil. A participação dos alunos foi de extrema importância para a construção do conhecimento a respeito do protagonismo, do engajamento e da trajetória fundamental de negros e negras na realidade brasileira. Nomes como o de Carolina Maria de Jesus, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Tia Ciata, Zumbi dos Palmares, Tereza de Benguela e José do Patrocínio foram celebrados e festejados como símbolos da história brasileira”, explicou.

O evento, que faz parte do calendário acadêmico do campus, é um projeto de extensão que envolve professores, técnicos administrativos e discentes, com o objetivo de propiciar à comunidade de Campo Novo do Parecis e toda região experiências artísticas únicas, que possam auxiliar no processo formativo de uma sociedade culturalmente desenvolvida.

No final, o Diretor-Geral parabenizou todos os envolvidos na consolidação do Circuito, ressaltando a importância de realizar parte do evento fora do campus. "Nós comungamos do mesmo ideal de luta pelo combate ao racismo e ao preconceito e de fortalecimento da educação”, concluiu.