início do conteúdo

Visita Técnica Discente do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Campo Novo do Parecis - Centro de Referência Sapezal

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Abril de 2019 às 16:50

(texto baseado no depoimento da Profª Juliana Homiak / Nematologista; e-mail: julianahomiak@hotmail.com)

No sábado, dia 13/04, o curso Técnico em Agropecuária teve a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina de Cana-de-açúcar e Milho USIMAT, localizada no município de Campos de Júlio/MT.

Fomos recebidos por toda a equipe da Usina, técnicos e engenheiros agrônomos, pelos secretários de Planejamento, Sr. Weliton Cechinel, e da Indústria e Comércio de Campos de Júlio, Sr. Ademir Rostirolla (Gringo), e também pelo presidente da unidade Sr. Paulo Lemos.

Inicialmente a equipe apresentou a empresa através de um vídeo institucional, mostrando toda a parte operacional da indústria, parte da lavoura e a participação em outros negócios. Logo após, nos dirigimos até a lavoura de cana de açúcar para um bate papo de tudo que já tinha sido discutido em sala de aula, para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre a cultura na prática.

    

Em seguida, visitamos uma lavoura de milho, e repetimos a dose de conhecimento. A equipe nos apresentou também a floresta de eucalipto, falaram um pouco da importância dos tratos culturais e do porque estão aumentando as áreas com essa cultura lenhosa.

Por último, e não menos importante, foi-nos apresentado a indústria onde ocorre todo o processo de produção do Etanol, não só de cana de açúcar como também de milho. Lembrando que a unidade da Usimat Campos de Júlio foi a primeira usina do Brasil a processar etanol utilizando como matéria-prima o milho.

A importância de uma visita como esta não está apenas ligada a necessidade do curso de cumprir com as aulas de campo, e entre os vários outros benefícios estão: o conhecimento agregado de sala ao campo, pois creio que ver as coisas na prática tornam os alunos mais interessados e motivados; conhecer o funcionamento de uma indústria deste porte desperta novos interesses nos futuros profissionais em outros campos de trabalho e possibilita a empresa concedente conhecer esses novos talentos; além de todo contato profissional e social que uma visita como essa nos proporciona.

Eu, como professora, gostaria de agradecer a oportunidade que nos foi dada, foram imensos os aprendizados em um dia apenas. Não poderia deixar de agradecer também a maneira como a equipe nos recebeu, foi uma recepção incrível, cheia de atenção, informação técnica e com muito bom humor, sem deixar de mencionar, é claro, o banquete que nos foi oferecido. Em nome do IFMT/CNP, nosso muito obrigado!

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT