Entende-se que ensino, pesquisa e extensão compõem uma unidade, portanto, devem necessariamente caminhar juntas no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se que o currículo do Instituto deve apresentar um conjunto de habilidades e competências que consigam resgatar a unidade entre as três facetas que formam o escopo da formação acadêmico-profissional.
Desta forma, pretende-se resgatar a integridade do conhecimento, pulverizada com a extrema especialização e cientificismo da última metade do século XX. Resgatar a unicidade do conhecimento não significa voltar ao passado, mas buscar um novo paradigma, adequado à percepção contemporânea do mundo e a uma nova visão do homem e do próprio conhecimento.
O IFMT, nos seus campi, tem sido direcionado basicamente para as atividades de ensino, entretanto, na época da elaboração deste PDI, nutre o desejo de fomentar pesquisa e extensão articulado com o ensino em seus diversos níveis e modalidades, para tanto propomos que este espaço seja ocupado através de metodologias inovadoras. O IFMT tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento científico em diferentes áreas do conhecimento, por meio de pesquisas desenvolvidas por servidores e discentes dos diferentes níveis de ensino.
O Projeto Pedagógico do IFMT colocará a pesquisa como um de seus princípios fundamentais. Entendendo a pesquisa como procedimento racional e sistemático, voltado à produção acadêmica, com objetivo de manter um processo constante de ação-reflexão-ação com a realidade circundante. Reflexão esta que impõe não somente apreendê-la de forma mais abrangente, como também de propor alternativas para os problemas existentes no contexto institucional, regional e nacional.
EQUIPE:
COORDENADOR DE PESQUISA
Telefone: (65) 3382-6240
Nome: Ricardo Marques Macedo
Email: pesquisa.cnp@ifmt.edu.br