início do conteúdo

RETORNO GRADUAL

IFMT campus Campo Novo do Parecis planeja retomada gradual de atividades presenciais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis está em planejamento para uma retomada gradual e segura de atividades presenciais. O IFMT emitiu recomendações para orientar essa etapa em suas unidades. Vacinação, protocolos de prevenção e observação à realidade local de contágio da Covid-19 devem ser considerados para diferentes fases de retorno.

Notas Oficiais:

As notas oficiais 0102 contemplam as informações básicas acerca de todas as ações que estão sendo desenvolvidas no campus, referentes ao retorno gradual.

Fases:

1ª Fase (Atividades Não Presenciais) - Contempla as atividades de ensino e atividades administrativas de forma remota, vigente desde o início da pandemia.

- 2ª Fase (Retomada) - Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os servidores e alunos. Com desenvolvimento de algumas atividades presenciais e continuidade de atividades de ensino remoto.

- 3ª Fase (Regime de oferta mista) - Realização de um número maior de atividades presenciais em alternância com atividades não presenciais.

- 4ª Fase (Aulas presenciais) - Retorno presencial de 100% das atividades de ensino.

O IFMT campus Campo Novo do Parecis, tomando por base esse documento e o que foi deliberado no âmbito da Comissão Local de Planejamento, Implantação e Acompanhamento do Retorno Gradual às Atividades Presenciais definiu o retorno parcial das atividades a partir do dia 13 de outubro. Porém, o retorno total está condicionado à vacinação de, pelo menos, 70% da população do município, conforme I.N N°06/2021, previsto para ocorrer em fevereiro de 2022.

Retorno das Atividades Administrativas:

As atividades administrativas, de todos os setores, já retornaram suas atividades presenciais em sua integralidades, no dia 08 de novembro de 2021, conforme a Portaria 136/2021.

Painel Geral - Retorno Gradual - IFMT CNP:

Para acompanhar o andamento das fases, acesse o Painel Geral – Retorno Gradual IFMT – CNP, atualizado automaticamente, conforme deliberações na comissão.

Na atual fase do campus Campo Novo do Parecis, as atividades práticas já estão acontecendo, mediante agendamento e aviso prévio dos alunos envolvidos.

Agendas dos cursos:

Para saber quais atividades estão agendadas, acesse os links das agendas dos cursos, atualizadas automaticamente, conforme são cadastradas as informações:

Bacharelado em Agronomia

Licenciatura em Matemática

Tecnologia em Agroindústria

Tecnologia em Processos Gerenciais

Técnico em Agropecuária

Técnico em Manutenção e Suporte de Informática

Consulta Pública: 

O IFMT, câmpus Campo Novo do Parecis, realizou entre os dias 15 de setembro e 5 de outubro, uma consulta pública com alunos, servidores e pais/responsáveis sobre um retorno gradual das atividades presenciais na instituição.

A consulta pública tinha a finalidade de mapear e identificar pontos que poderiam necessitar de alguma atenção no estudo das demandas para o retorno presencial na localidade. A participação na consulta foi espontânea e não-obrigatória.

Ao todo, participaram 409 alunos dos diversos cursos de ensino médio e superior oferecidos pelo câmpus, tanto na cidade de Campo Novo do Parecis quanto em Sapezal (cidade em que oferece um curso de ensino médio subsequente). Responderam ainda 144 pais ou responsáveis e 53 servidores (técnicos, docentes e colaboradores).

A consulta pública revelou que 26% dos alunos entrevistados já tomaram a 1º dose de uma vacina contra a COVID-19. Apenas 22 alunos tomaram as duas doses (ou dose única), representando 5,4% do total. A grande maioria dos alunos, 68,6%, ainda não tomou nenhuma dose do imunizante.

Em relação aos servidores, 77,4% já tomaram as duas doses (ou dose única) da vacina. Enquanto 7,5% ainda aguardam a oportunidade para tomar o imunizante e 15,1% já estão com a primeira dose tomada. Entre os responsáveis entrevistados, 58,3% já foram completamente imunizados.

Quanto às comorbidades, 3,7% dos alunos relataram ser portadores de alguma outra condição preexistente que possa ser um complicador em caso de infecção com o vírus da COVID-19. Entre os servidores, apenas 1,9% relataram comorbidades e 18,2% dos pais e/ou responsáveis apresentaram alguma condição preexistente.

Cerca de 27,4 % dos alunos informaram já terem sido contaminados com a COVID-19. Entre os servidores este número reduz para 23,1% dos participantes entrevistados. O maior número de casos foi registrado entre os pais e servidores com 45,1% de casos confirmados.

Quando questionados se seriam favoráveis ao retorno presencial, 40,6% dos alunos responderam negativamente e 59,4% afirmaram ter o desejo do retorno. No entanto, estes dados devem ser analisados em conjunto com outras questões. Ainda com base no mesmo público entrevistado foi possível perceber que a taxa de aprovação pelo retorno é reduzida para 57,8% quando se questiona se a pessoa se sente segura com o retorno. Além disto, 29,8% informaram se sentir preocupados com o retorno, 12,7% revelaram ter medo e 5,9% se mostraram indiferentes com as atividades presenciais. Deste modo, é possível inferir que há uma tendência de variação, para menos, entre o desejo do retorno presencial e a percepção ou sentimento que este retorno pode provocar.

Vale lembrar que as participações foram espontâneas e não obrigatórias, de modo que os dados apresentados podem não corresponder a totalidade da comunidade acadêmica de Campo Novo do Parecis e não devem ser utilizados como resultados estatísticos oficiais.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT