Projeto “Regimento em Prática” fortalece cultura de respeito e conscientização entre estudantes no IFMT

Iniciativa aposta em oficinas educativas para aproximar alunos do Regimento Disciplinar Discente e estimular reflexões sobre convivência, direitos e deveres […]

Iniciativa aposta em oficinas educativas para aproximar alunos do Regimento Disciplinar Discente e estimular reflexões sobre convivência, direitos e deveres no ambiente escolar.

O IFMT Campus Campo Novo do Parecis realizou, na última sexta-feira (19), a primeira oficina do projeto Regimento em Prática, iniciativa voltada à conscientização dos estudantes sobre a importância do conhecimento do Regimento Disciplinar Discente (RDD) e à promoção de uma convivência mais harmoniosa no ambiente escolar.

Idealizado por membros da Comissão Disciplinar Discente, o projeto surgiu a partir da observação de um número significativo de estudantes envolvidos em processos disciplinares. A proposta busca transformar situações relacionadas à indisciplina em oportunidades de aprendizado, reflexão e formação cidadã.

Segundo os professores Aline Magela e Rafael Adão, responsáveis pela iniciativa, o projeto possui caráter educativo e preventivo, superando uma abordagem exclusivamente punitiva. A proposta é aproximar os estudantes das normas institucionais, possibilitando que compreendam seus direitos, deveres e responsabilidades dentro da comunidade acadêmica, fortalecendo uma cultura baseada no respeito e no diálogo”, destacam.

Formação para além da sala de aula

As oficinas foram estruturadas para promover a participação ativa dos estudantes por meio de questionários, momentos expositivos, debates e atividades práticas relacionadas a situações reais vivenciadas no cotidiano escolar.

Durante os encontros, os participantes refletem sobre temas como convivência coletiva, responsabilidade, respeito às diferenças e consequências de determinadas condutas dentro da instituição. Além disso, desenvolvem materiais educativos relacionados aos temas abordados, que poderão ser utilizados posteriormente em ações de orientação e conscientização junto à comunidade acadêmica.

Para os organizadores, a escola desempenha papel fundamental na formação ética e cidadã dos estudantes, preparando-os para a convivência em sociedade. O regimento institucional funciona como uma espécie de constituição interna da escola. Conhecê-lo permite que os estudantes compreendam melhor seu papel dentro da instituição e desenvolvam atitudes mais conscientes e responsáveis”, explicam.

Primeira oficina reuniu especialistas e professores

A primeira edição do projeto contou com a participação da Dra. Izabella Pacheco Coelho, assessora jurídica do Ministério Público de Mato Grosso, que abordou temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos, deveres e penalidades.

Na sequência, os professores Aline Magela, Jonathan Zangeski, Vanessa Polli, Rafael Adão e Thábata Pacheco conduziram discussões sobre aspectos do Regimento Disciplinar Discente, com destaque para direitos, deveres e vedações previstas na normativa institucional.

Também foram apresentadas situações-problema inspiradas em ocorrências que costumam ser registradas no campus, estimulando os estudantes a refletirem sobre suas atitudes e responsabilidades à luz das normas institucionais.

Impacto na convivência escolar

Inicialmente, as oficinas serão realizadas uma vez a cada bimestre e direcionadas a estudantes encaminhados pelas coordenações de curso e setores responsáveis, especialmente em situações envolvendo infrações disciplinares classificadas como médias, graves ou gravíssimas.

A expectativa da equipe organizadora é contribuir para a redução de reincidências e para o fortalecimento de um ambiente escolar mais acolhedor, seguro e colaborativo.

Além dos estudantes, o projeto também conta com o envolvimento de servidores técnicos administrativos e docentes na elaboração de materiais, organização das atividades e desenvolvimento de ações educativas.

A proposta permanece aberta a novas formas de participação e poderá ser ampliada futuramente para toda a comunidade acadêmica, por meio de palestras, campanhas educativas e outras ações de conscientização.

Construção coletiva

Para os organizadores, o sucesso da iniciativa depende do envolvimento de toda a comunidade institucional. “O projeto nasce da compreensão de que a convivência escolar é uma responsabilidade coletiva. Mais do que tratar infrações, queremos fortalecer uma cultura institucional baseada no respeito, na responsabilidade, no diálogo e na valorização das diferenças”, ressaltam.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza