26 de setembro: Campus Campo Novo do Parecis parabeniza e homenageia pessoa surda

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 26 de Setembro de 2020 às 06:00

O dia 26 de setembro é o Dia Nacional da Pessoa Surda. Tal data é reconhecida por lei, sendo alusiva à criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, o atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdo, em 26 de setembro de 1857, na cidade de Rio de Janeiro.

Para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis essa é uma data muito especial e que remete à história e à luta dessa comunidade. O próprio mês de setembro, como um todo, através da campanha denominada Setembro Azul, ou Setembro Surdo, é dedicado para celebrar a comunidade surda e incentivar o pensamento sobre a inclusão dos surdos na sociedade.

O intuito do IFMT campus Campo Novo do Parecis, enquanto instituição, é celebra a data. “Para nós existe o sentimento e a necessidade de comemorar esse dia, bem como evidenciar o fortalecimento e a luta pela garantia de direitos e a efetiva inclusão da pessoa surda nos diferentes setores da sociedade. Aproveitamos também para celebrar a língua, a cultura e a identidade surda”, salientou Josiane Santiago de Lima Pereira, professora de Libras da instituição.

A comunidade surda tem papel ativo no IFMT campus Campo Novo do Parecis, que já matriculou diversos alunos surdos. Além disso, oportunizou a capacitação de muitas pessoas da sociedade interna e externa, através de cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertados pela instituição. “Foram muitas lutas, que vão desde as condições de ingresso do candidato surdo até a oferta adequada de profissionais intérpretes de Libras, o que interferiu no êxito de alguns e desistência de outros. Mas, em conjunto, temos caminhado, com erros, acertos e muito aprendizado, sempre buscando educar para a vida e para o trabalho, visando a formação integral dos nossos promissores alunos”, complementou Josiane.

Para que isso seja possível, o IFMT, como um todo, está sempre em busca do desenvolvendo de políticas que fomentem a inclusão, acesso, permanência e êxito de estudantes surdos. Dentre as políticas, estão as constantes contratações de profissionais para atuarem junto aos surdos ou desenvolvem capacitação na área de Língua Brasileira de Sinais. Os intérpretes do campus também são chamados para contribuir em diversas situações e eventos da instituição e de outras entidades de município, sempre visando e prezando pela inclusão.

Atualmente, o campus conta com 4 servidoras atuando na área de Libras:

Alessandra Mariza Leite – Tradutora e Intérprete de Libras;

Cláudia Aline Dassow – Tradutora e Intérprete de Libras;

Josiane Santiago de Lima Pereira – Professora de Libras;

Veruska Rafaela dos Santos de Lima – Tradutora e Intérprete de Libras.

Hoje é o dia Nacional dos Surdos e o campus Campus Campo Novo do Parecis os homenageia, dedicando carinho especial àqueles que fizeram e ainda fazem parte da trajetória da instituição: os alunos surdos. São eles:

Anthony  Petryk da Silva – Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;

Ed Reger Marques Filho – Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio;

Fabiano Pereira Dias – Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, modalidade Proeja;

Jessica Karoline Camargo – Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, modalidade Proeja;

Kamila dos Santos Ferreira – Licenciatura em Matemática;

Lenir Fonseca Ferreira – Licenciatura em Matemática;

Michele Milaine de Lima – Tecnologia em Processos Gerenciais;

Rafael Santos Ferreira – Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, modalidade Proeja;

Renann Gustavo da Silva – Tecnologia em Processos Gerenciais;

Welinton Felipe de Paula Teixeira – Licenciatura em Matemática.

“Como sociedade, acreditamos que a cada dia mais conquistas serão somadas a tantas outras, de modo que a diferença seja reconhecida como fator intrínseco de cada ser humano. Viva as diferenças linguísticas, culturais e identitárias!”, finalizou Josiane.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis