Aluna de Agronomia do IFMT de Campo Novo do Parecis é aprovada em mestrado na Unesp

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 17 de Dezembro de 2020 às 16:26

O ano de 2020 está terminando com ótimas notícias para a aluna Thassiany de Castro Alves, 21 anos, do curso superior de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis.

Ela foi aprovada, de acordo com o resultado divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 17 de dezembro, na seleção para mestrado do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu, em São Paulo.

O projeto submetido pela estudante contou com a ajuda da professora Dra. Franciele Caroline de Assis Valadão, sua orientadora no IFMT, com o título “Adubação de NPK no milho pipoca em função da época de semeadura”. Segundo Thassiany, o objetivo do projeto é encontrar um equilíbrio entre a época de semeadura e a dose de adubação, visando garantir custo/benefício ao produtor e aumento do potencial produtivo da cultura. “O milho pipoca está em expansão no país, sendo, o Estado de Mato Grosso, o maior produtor da cultura. Devido a escassez de informações literárias acerca da cultura, minha proposta foi idealizada visando auxiliar, ainda mais, o manejo e expansão do milho pipoca no país”, explicou Thassiany.

Com o projeto, ela garantiu o 7o lugar, entre as 10 vagas ofertadas no seletivo, e terá como orientador o professor Dr. Rogério Peres Soratto da Unesp. O Diretor-geral do campus, Fábio Luis Bezerra, se diz orgulhoso e ressalta que "essa aprovação reflete a qualidade de ensino que ofertamos em nosso campus, resultado dos investimentos na qualificação dos servidores e melhorias em sua estrutura física”.

Thassiany iniciou sua trajetória no IFMT de Campo Novo do Parecis como aluna do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e no ano de 2017 ingressou no curso de Bacharelado em Agronomia do campus. “A partir do 4o semestre da graduação busquei o Grupo de Pesquisa em Solos (GPSolos), e foi a melhor decisão. Comecei a trabalhar com os professores Dr. Daniel Dias Valadão Junior e Dra. Franciele Caroline de Assis Valadão, que coordenam o GPSolos, um grupo que além de ensinar na prática o que aprendemos em sala de aula, nos ensina também sobre a vida, nos dando conselhos e sempre nos ajudando. Sou grata aos meus professores e colegas do GPSolos que sempre estiveram comigo. Dedico esta conquista a vocês”, enalteceu.

Para ela, finalizar o curso com tamanha conquista fez valer a pena todos anos de esforço e superação de dificuldades. “Essa conquista é em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, ao lado de professores incríveis, que sempre buscam ensinar com amor e dedicação. Os considero mais que professores, para mim, representam grandes amigos”, ressaltou.

Thassiany está orgulhosa de si mesma. “Sinto que todo meu esforço está sendo recompensado. É gratificante e tenho orgulho de mim, obrigada à minha família, a todos meus professores do técnico e graduação e aos meus amigos. Todos vocês foram fundamentais nessa conquista”, frisou.

Os agradecimentos não param por aí. “Primeiramente quero agradecer a Deus por abençoar a minha vida, sinto que estou chegando perto do meu objetivo. E agradecer as pessoas mais importantes da minha vida: meus pais e meu irmão. Sou filha do professor Claudio Ricardo Alves Pereira e da linda secretária, Sueli Cristina de Castro Alves, e irmã de um futuro engenheiro mecânico, Thelmo de Castro Alves, que também é fruto do IFMT de Campo Novo do Parecis.  Tenho orgulho e sempre levarei comigo o GPSolos e nosso campus, por oportunizarem a qualidade de ensino que temos em nossa cidade, Campo Novo do Parecis. Através do IFMT podemos chegar a lugares que você nunca imaginou estar, assim como eu cheguei”, finalizou.

Homenagens:

O diretor-geral do campus Campo Novo do Parecis, professor Fábio Luis Bezerra, parabenizou a acadêmica pela aprovação no programa de mestrado e reconheceu que “esta conquista é fruto do trabalho competente e responsável dos docentes, associado ao apoio de toda a equipe de servidores e, sobretudo, do esforço e dedicação dos nossos acadêmicos”, finalizou.

A Coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia, professora Quézia Pereira Borges da Costa parabenizou a aluna, seus familiares e amigos, pela seleção no Mestrado na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu, “é uma excelente Instituição, tanto no Ensino como na Pesquisa. É uma ótima oportunidade de desenvolvimento para vida acadêmica de Thassiany e serve de inspiração para outros alunos. Por fim, parabenizo todos os servidores do IFMT que contribuíram para esta conquista”, disse orgulhosa.

A professora Franciele, relembra o percurso de Thassiany na instituição e está orgulhosa da estudante. “Ela é nossa aluna desde o ensino médio. Iniciou sua trajetória no grupo de pesquisa no segundo semestre de agronomia e desde o quarto semestre é bolsista do GPSolos. Participou de muitos projetos e ações do grupo. Tem um perfil todo voltado para pesquisa, é proativa, responsável, dedicada, delicada e bruta, rústica e sistemática ao mesmo tempo. Nunca se recusou a pegar uma D20 nas costas e controlar as pragas do seu experimento no campo, botando muito menino no chinelo. Mas também derramou muitas lágrimas neste percurso, por conta da sua sensibilidade. Enfim, temos a certeza que colherá muitos frutos desse esforço sem medida e compartilhamos toda essa alegria que esse momento traz”, arrematou contente.