Aluna do IFMT é classificada para segunda fase do programa Global Citizens of Tomorrow

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 16 de Novembro de 2015 às 08:37

A aluna Eduarda Melo Soares de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Campo Novo do Parecis foi classificada para participar da segunda fase do programa Global Citizens of Tomorrow, que ocorrerá entre os dias 14 e 15 de novembro, em Goiânia.
A oportunidade foi apresentada à aluna através de um projeto de extensão desenvolvido no campus, pela servidora Jezisbel dos Santos Souza, denominado Intercâmbio dos Saberes, cuja proposta era conseguir bolsas de estudo fora do Brasil aos alunos da instituição.
A primeira fase correspondeu a um teste online de matemática e inglês, além de redação em inglês. A prova foi composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, além de uma pequena redação em inglês (contendo entre 10 e 15 linhas).
Da primeira fase foram selecionados os dez melhores colocados de cada região, que participarão da segunda fase em busca da realização de um sonho.
Os semifinalistas de cada região vão participar da Seleção Regional e realizarão uma prova de proficiência de inglês, com caráter eliminatório. Nesta fase também será checado se os candidatos possuem os requisitos exigidos anteriormente (incluindo o perfil socioeconômico).
Seguirão para a terceira fase somente dois candidatos, que forem melhor avaliados.
Na terceira fase o candidato fará o preenchimento do Application Parte I e Parte II e, se apto, seguirá para a quarta fase, que consiste numa entrevista com a família dos finalistas. Estas fases darão consistência para que sejam escolhidos os vencedores do Programa Global Citizens of Tomorrow, que serão contemplados com uma bolsa de estudos e terão a oportunidade de estudar, durante 1 ano, nos Estados Unidos. Este é um programa mundial em parceria com AFS que proporciona intercâmbios escolares.

O PROGRAMA – O programa Global Citizens of Tomorrow, uma parceria do American Field Service -AFS, Intercultural Programs e a BP, oferecerá 10 bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos, sendo uma para cada região geográfica em que o AFS divide o Brasil. A parceria tem como objetivo proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes brasileiros que não teriam condições de arcar com os custos que envolvem o intercâmbio cultural.
Este é um programa mundial em parceria com AFS de seis países (Brasil, Estados Unidos, China, África do Sul, Índia e Malásia) e representará um investimento de aproximadamente US$ 4.4 milhões, durante cinco anos.
De 2011 até o ano de 2016 o AFS Intercultura Brasil deverá oferecer 50 bolsas de estudo para os Estados Unidos.