Alunos do curso de Agronomia têm aula prática

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Setembro de 2017 às 09:53

Professores do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis realizaram uma aula prática como parte das disciplinas de Entomologia II e Manejo Integrado de Pragas – MIP. As disciplinas são ministradas pelos professores Mariana Closs Salvador e José Luiz da Silva.

Durante a atividade, desenvolvida no campus Campo Novo do Parecis, os estudantes realizaram a limpeza e calagem dos canteiros, permitindo que sejam implantadas as culturas de abóbora italiana, rúcula e rabanete. “O propósito é realizar um comparativo entre os diferentes tipos de manejo: controle químico calendarizado; controle químico com a realização de monitoramento; e adoção de Manejo Integrado de Pragas – MIP”, explicou a professora Mariana Closs Salvador.

Os docentes objetivaram oferecer aos acadêmicos a oportunidade da identificar as principais pragas das culturas selecionadas, seus danos, níveis de controle e amostragem com a finalidade de monitorar a flutuação populacional com vistas a tomada de decisão de controle químico como parte dos pilares de monitoramento destes canteiros através do Manejo Integrado de Pragas.

A professora Mariana justifica que a atividade visa ilustrar a importância do MIP e estimular a participação dos alunos na produção de alimentos do campus. “Toda produção decorrente dessa atividade será destinada ao restaurante da instituição”, finalizou.