Alunos do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio encerram o ano letivo realizando plantio de mudas

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 5 de Abril de 2016 às 16:19

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, sofrem na época da seca, devido a grande quantidade de poeira, vindo de uma rodovia estadual, que liga Campo Novo do Parecis a Nova Maringá. A mesma não é asfaltada e possui um grande tráfego de caminhões canavieiros, gerando assim uma cortina de poeira que se espalha por todo o Campus.

Conhecedor desta situação, o docente Fábio Luis Bezerra, na disciplina de estágio I, realizou um trabalho com cerca de 110 alunos, das turmas do 2º A, B e C do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A ideia começou a ser desenvolvida a um ano com a produção das mudas florestais de Acácia no viveiro do Campus.

O plantio das mudas de Acácia aconteceu de 07 e 09 de março, à margem esquerda da rodovia, ao lado do alojamento feminino e do campo de futebol. Este plantio tem o objetivo, de promover uma barreira contra a poeira na época da seca, no intuito de purificar o ar e aumentar o conforto térmico. Foram plantadas cerca de 110 mudas, espaçadas 4,5 metros entre linhas, e 2 metros entre plantas, realizando uma cobertura total 220 metros lineares. Além do plantio já realizado, ainda existem cerca de 2000 mil mudas no viveiro, que serão plantadas no Campus durante este ano.

Segundo o docente Fábio, “o projeto surgiu, para concretizar a disciplina de estágio I, que é uma disciplina de atividades práticas, buscou-se com esta, associar a necessidade de desenvolvimento de práticas de campo, onde, com o plantio das árvores, criaremos uma barreira vegetal para a poeira, produzida pelos caminhões, bem como ampliação de áreas sombreadas, diminuindo assim o calor”.

Para os alunos, “o plantio das mudas é de grande importância para incentivar a participação dos mesmos nas aulas práticas”, disse Júlia Barbosa da Silva, aluna da disciplina. “O plantio de mudas, melhora o aspecto arbustivo, a qualidade do ar, e isso é muito importante na época da seca”, disse Sandro Zamilian, também aluno da disciplina.