Campanha de conscientização sobre HIV/AIDS e realização de testes rápidos ocorrerá no IFMT de Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 8 de Dezembro de 2015 às 08:56

Levando em consideração a imensa preocupação com o crescimento das doenças sexualmente transmissíveis - DST's no país e que a incidência tem aumentado em todas as faixas etárias, principalmente entre adolescentes e jovens, a enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis, Isabela Caroline Sanches Miguel Ferrari, estará realizando testes rápidos nos dias 10 e 11 de dezembro, quinta e sexta-feira.

Segundo Isabela, o intuito de trazer os testes no campus é o de divulgá-los e conduzir à reflexão e conscientização sobre as DST's. “Quem preferir, pode procurar uma unidade básica de saúde e realizar os testes”, complementou.

A enfermeira ressalta ainda que para a realização dos testes não é necessário estar em jejum, nem solicitação médica, apenas estar portando documentos pessoais como Registro Geral – RG, Cadastro de Pessoa Física – CPF e o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde – SUS. “Para os que alegam não querer fazer por medo de descobrir algo, ressalto que as hepatites B e C podem ser temporariamente silenciosas e evoluir para cirrose ou câncer hepático, mas isso não ocorre se fizer tratamento. O paciente com HIV/AIDS, se tratado corretamente, pode ter uma sobrevida longa e de qualidade. Além disso, com a redução da carga viral o risco de transmissibilidade cai e casais podem ser autorizados a gestar (ter filhos), pois o risco de transmissão vertical reduz consideravelmente. A sífilis pode inciar com uma lesão, que pode sumir e um bom tempo depois aparecer com sinais e sintomas mais graves, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, levar à morte”, explica justificando a importância de um diagnóstico precoce.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação