Consup aprova Texto Base das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada do IFMT

Publicado por: Reitoria / 21 de Dezembro de 2022 às 13:55

Na reunião do Conselho Superior - CONSUP realizada no dia 14/12/2022, o órgão colegiado acatou a recomendação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE e, através da Resolução CONSUP IFMT n° 125, de 14 de dezembro de 2022, aprovou o Texto-Base Indutor das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

O Texto-Base Indutor das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada do IFMT é um manifesto epistemológico em defesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e da educação profissional técnica de nível médio na forma integrada.

O documento que é oriundo de uma congregação de esforços coletivos. Fruto de uma metodologia democrática, ele é a materialização de pensamentos, de construções epistemológicas e de debates empenhados na Comissão para Elaboração das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio do IFMT.  Assim, esse texto é o resultado dos trabalhos de 96 servidoras e servidores que se colocaram à disposição para pensar a prioridade do IFMT: os cursos técnicos integrados.

Com sua aprovação no CONSEPE e no CONSUP, o Texto-Base Indutor das Diretrizes da Educação Profissional Técnica passa a ser considerado o documento orientador da educação profissional técnica de nível médio no âmbito institucional e subsidiará as discussões em torno das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio do IFMT que regulamentarão a oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos Campi do IFMT.

Objetivo

O intuito deste documento é orientar a comunidade do IFMT para o debate institucional em torno das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio do IFMT, para que seja possível ao Instituto desempenhar o seu papel de ofertar educação profissional técnica na forma integrada a partir da articulação máxima entre os conhecimentos técnicos e os conhecimentos da formação básica, em síntese, o ensino integrado.

Esse documento foi produzido para ser lido e debatido por toda comunidade do IFMT. Neste sentido, convidados todas e todos para saudável reflexão sobre esse marco da EPT de Nível Médio de nossa instituição.