Dia da Matemática foi comemorado com evento no Campus Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 16 de Maio de 2023 às 10:26

O dia 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática.

Pensando nisso, o Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Campus Campo Novo do Parecis organizou um evento cujo tema central foi “Desafios e Perspectivas da Formação e Atuação do Professor de Matemática na Atualidade”. O evento ocorreu no Polo Jardim das Palmeiras no dia 5 de maio de 2023.
Como palestrantes, destaca-se o professor Julio Cezar Marques Maia e a professora mestra Analice Rodrigues dos Santos Suares.

O professor Julio Cezar, egresso do curso de Licenciatura em Matemática do IFMT e diretor da Escola Estadual Padre Arlindo Ignacio de Oliveira em Campo Novo do Parecis, contou um pouco sobre sua formação e a importância que o curso de matemática teve na sua vida. Abordando, também, suas experiências e reflexões sobre a formação dos docentes.

Já Analice, que é professora do IFMT, pontuou, como um dos desafios da docência, a verdadeira inclusão social e o cuidado com saúde e bem-estar de alunos e professores, possibilitando que os participantes do evento aprendessem, através de sua experiência, a identificar os diferentes recursos de mediação e buscar formas distintas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.

As palestras foram finalizadas com uma sessão bastante descontraída de perguntas feitas pelos participantes aos palestrantes convidados. As perguntas foram super criativas e os participantes conseguiram extrair e aproveitar toda a experiência dos convidados.

O evento também contou com apresentação de trabalhos em formato de pôster. Foram submetidos e apresentados trabalhos de professores e alunos da Escola Estadual Padre Arlindo Ignacio de Oliveira e professores e alunos do IFMT. Dentre os trabalhos apresentados estavam alguns relatos com trilhas de aprendizagem e pesquisas de trabalho de conclusão de curso.

A comemoração do Dia Nacional da Matemática foi finalizada com sorteio de livros aos participantes, com destaque para o título “Homem que Calculava”, de Malba Tahan.

A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do campus, Regiane Lopes de Oliveira agradeceu a todos os participantes, palestrantes, comissão organizadora do evento e setor administrativo do campus pela parceria. “Nosso agradecimento especial à Dinâmica Stara Máquinas Agrícolas e Gráfica Mídia pelo apoio financeiro ao evento”, ressaltou.
“Até o próximo Dia da Matemática!”, finalizou Regiane.