Em noite especial, IFMT Campo Novo do Parecis realiza primeira colação online

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 19 de Dezembro de 2020 às 16:30

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na última sexta (18), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, realizou sua primeira colação de grau online. Momento extraordinário que ficará marcado na história da instituição e na memória de formandos dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Processos Gerenciais.

“Estamos vivendo momentos de incertezas e muitos anseios relacionados ao panorama em que vivemos, mas temos certeza que nesta noite, sonhos foram realizados. Com a colação, mesmo online, tivemos a oportunidade de concretizar metas de vida de nossos alunos”, disse o Diretor de Ensino do IFMT campus Campo Novo do Parecis, William Benedito da Silva.

Tanto para o campus, quanto para muitos que participaram, mesmo com a distância e a falta de calor humano, a cerimônia foi motivo de muita emoção. “Este é um momento muito especial na vida de todos os formandos. Esperado desde o ingresso no curso superior. Entretanto, não esperávamos, que nossa colação seria tão inusitada e feita virtualmente. Mas, não deixou de ser muito emocionante e um marco em nossas vidas”, disse a oradora da colação de grau, aluna do curso de Bacharelado em Agronomia, Rosana Aparecida dos Reis Schmitt Perini.

Poder fazer com que momentos emocionantes prevaleçam acontecendo foi o objetivo da instituição na noite de ontem. “O momento de Colação de Grau é sempre especial. Mesmo que a cerimônia online nos limite quanto à expressão de alguns sentimentos, não diminuiu a representatividade da ocasião, na qual os discentes, agora formados, encerram um ciclo de suas vidas, com a esperança de iniciar uma nova jornada, feliz e próspera. Esta cerimônia foi especial, não apenas pelo formato, mas sobretudo pelo contexto social. Vivemos um ano cheio de desafios, com os quais teremos que lidar por um período ainda indeterminado. Por isso, mais do que nunca, é necessário o reconhecimento do IFMT como uma instituição de ensino de referência, que se materializa nas virtudes e esforços de sua equipe e de seu grupo de discentes”, elogiou o Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Tiago Alquaz Matias.

Ainda no intuito de fortalecer a ideia de que todos são capazes de superar obstáculos, dificuldades, de se reinventar e vencer, a aluna Elis Regina Paz, do curso Tecnologia em Agroindústria, se sentiu honrada. “Foi sensacional, foi ótimo! Primeiro, pela experiência de ter terminado o curso, que por si só já é maravilhosa, mas também pela atenção e agilidade que os organizadores tiveram, permitindo que tudo saísse como planejado. Este dia vai ficar na história”, exclamou.

Com o sentimento de orgulho por cada aluno formado, o Coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria, Madison Cordeiro está feliz por ter vivenciado mais uma outorga de grau histórica. “Ao todo, 20 alunos foram formados. Dentre eles, quatro alunos do curso de Tecnologia em Agroindústria, entregues à sociedade como profissionais requisitados e com as melhores habilidades e competências que uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) poder ofertar e cientes do seu papel profissional frente ao desenvolvimento econômico e social da nossa região, com respeito ao meio ambiente, à ética e à vida das pessoas na sociedade”, observou.

O juramentista da noite, Renan Junior da Silva Barbiero, da turma de Tecnologia em Processos Gerenciais, se sentiu lisonjeado por presenciar esta vitória de todos os formandos e o sentimento que prevalece em seu coração é o de gratidão. “Quero agradecer a todos os profissionais, professores, mestres e amigos que fizeram parte da minha trajetória enquanto acadêmico do IFMT. Só tenho a agradecer por essa instituição maravilhosa, na qual também tive o prazer de trabalhar como estagiário, com ótimos profissionais. Muito obrigado de coração a todos vocês que fizeram parte da minha vida. Foi um prazer imenso estar ao lado de vocês. Obrigado IFMT”, enalteceu.

A coordenadora do curso de Bacharelado em Agronomia, Quézia Pereira Borges da Costa reconhece os desafios de transmitir sinergia por meio virtual, mas “apesar das dificuldades atuais, conseguimos realizar uma formatura para finalizar 2020, ano de muitos aprendizados. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente, aos alunos formados. Desejo que tenham sucesso e felicidade na vida”, complementou.

A experiência, embora desafiadora, foi uma medida necessária, mas satisfatória. “Mesmo em um ano tão conturbado, com tantas dificuldades e limitações que a pandemia nos impôs, nossa instituição não parou, continuou com seus processos e estamos conseguindo entregar para a sociedade 20 profissionais qualificados e com todos os requisitos necessários para exercerem, com maestria, suas profissões”, encerrou o Diretor-Geral do campus Campo Novo do Parecis, Fábio Luis Bezerra.

O IFMT de Campo Novo do Parecis parabeniza todos os formandos e deseja todo o sucesso na nova caminhada.