Estudante do IFMT Campo Novo do Parecis partilha experiência de intercâmbio no Egito

Publicado por: Reitoria / 28 de Agosto de 2023 às 09:58

Ao todo 16 brasileiros foram selecionados, sendo o estudante do IFMT o único de Mato Grosso.

O estudante do curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado do Campus Campo Novo do Parecis, Vinicius Lampert foi selecionado no programa de intercâmbio AFS Global STEM Academy para um intercâmbio no Egito. Ele concorreu com mais de 6 mil jovens com idades entre 15 e 18 anos, oriundos de mais de 18 países.

O programa ofereceu bolsas integrais para jovens que buscam desenvolver habilidades STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), conhecimento e resolução de problemas atuais, focados em sustentabilidade, usando a área das ciências exatas. Ao todo 16 brasileiros foram selecionados, sendo o estudante do IFMT o único selecionado do estado de Mato Grosso.

O jovem participou de formações online com duração de doze semanas. Depois, entre os dias 19 de julho e 16 de agosto de 2023, realizou o intercâmbio para o Egito. Ele ficou acomodado em casa de família egípcia e retornou do intercâmbio no dia 17 de agosto de 2023.

A equipe da DSRI recebeu o estudante no aeroporto junto com sua família.

A seguir está um relato de Vinícius sobre a experiência no intercâmbio:

“No Egito, ficamos em Cairo com uma família hospedeira (Host Family) durante um mês inteiro de experiência intercultural. E ter uma família que te hospeda ajuda bastante entender a cultura in loco. Experienciar na pele o dia a dia, as refeições, a vida habitual deles foi muito marcante. É claro que não dá pra experienciar tudo de um país em um mês, mas foi um tempo suficiente pra descobrir coisas novas e conhecer o quão hospitaleiro é o povo egípcio.

A gente fez visitas técnicas em diversos lugares: inicialmente, para as pirâmides; depois Alexandria, famosa internacionalmente; fomos para vários museus, o Museu da Civilização Egípcia, que tinha vários artefatos, elementos da cultura do antigo Egito.

E, também, fomos para várias fazendas e cidades sustentáveis que utilizam a energia limpa e sustentável. Afinal o programa inteiro é uma bolsa para jovens STEM, que têm interesse na área. Tudo o que a gente viu no programa desde as pirâmides até as próprias fazendas sustentáveis está relacionado à sustentabilidade e às áreas STEM, ou seja, a gente tinha visitas acompanhadas com guias nas pirâmides, nos museus, em laboratórios e em campo, que relacionavam todos os elementos do Antigo Egito e do Egito atual com a área das exatas, e como os egípcios têm maravilhas da engenharia antiga e como estão atualmente lidando com problemas como a mudança climática.”