Estudantes do IFMT Campus Campo Novo do Parecis concorrem no IV Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática da Unesp

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 3 de Agosto de 2020 às 10:00

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis estão participando do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Rio Claro – UNESP.

O Festival consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdos matemáticos e um evento presencial no qual são realizadas palestras, mostras de vídeos e Cerimônia de Premiação. A submissão dos vídeos foi realizada por grupos de alunos, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior à distância ou presencial, ou por qualquer pessoa que tivesse interesse em participar do Festival, com a possibilidade de colaboração de professores, tutores, amigos e familiares.

Os alunos do campus Campo Novo do Parecis não só estão participando como foram classificados para a etapa do “Júri Popular”, representando a instituição na categoria do ensino fundamental. “Nessa etapa precisam do apoio de toda população para curtirem o vídeo e, assim, se classificar para a etapa final e quem sabe garantir uma premiação para o Estado de Mato Grosso e para nossa Cidade Campo Novo do Parecis-MT”, disse a professora Pamella Aleska, coordenadora do Projeto de Ensino intitulado “Cartoons no Ensino de Matemática, no qual os alunos desenvolveram os vídeos para participar deste evento.

Sobre o Vídeo:

O vídeo do tipo Cartoons, denominado “Matemática dos Bichos”, tem como objetivo ensinar o conteúdo de operações com raízes de uma forma mais ilustrativa e interessante e foi produzido pelos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT campus Campo Novo do Parecis: Julia Bazila, Kamilly Rigolli, Carolina Noma, Crislayne Lins e Nathan Rozzatti.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Matemática com a orientação da professora Pamella Aleska da Silva Santos. “O objetivo foi propiciar aos alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio um ambiente de aprendizagem, mediados pelas tecnologias digitais, por meio da produção de cartoons (desenhos animados explicando conceitos matemáticos)”, justificou Pamella.

O vídeo está disponível para acesso através do link: https://www.youtube.com/watch?v=JIy6l1Ot9YY&feature=youtu.be

A votação:

A votação iniciou no dia 25 de julho e se encerrará no dia 25 de agosto.

Para votar basta clicar no link do vídeo, se inscrever no canal do GPIMEM e dar um like no vídeo.

Com informações de Pamella Aleska