Fonoaudióloga orienta servidores do IFMT sobre os cuidados com a Voz

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 24 de Novembro de 2015 às 09:24

O Núcleo de Qualidade de Vida do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis proporcionou na tarde da última quarta-feira, 18 de novembro, mais uma importante ação em busca de melhorias na qualidade de vida dos servidores.

Visando promover a conscientização dos servidores sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida, a fonoaudióloga Katiuce de Souza Luchetta esteve no campus ministrando uma palestra sobre a voz.

Durante sua apresentação, Katiuce, de maneira clara e ilustrativa, com recursos de imagens, apresentou uma sequência de elementos para o estudo vocal: relaxamento, postura, respiração e aquecimento da voz.

Assim, instigou reflexões nos servidores, no sentido de melhorar a saúde vocal. “A palestra visou despertar a importância do cuidado com o seu maior instrumento de trabalho, que é a voz”, explicou Katiuce.

A fonoaudióloga também respondeu às dúvidas dos servidores sobre os cuidados necessários com a voz. Segundo ela, manter uma boa postura ao falar, beber mais de 2 litros de água, evitar pigarrear e falar alto são algumas das atitudes que podem colaborar com uma voz saudável, dentre tantas outras importantes.

Como parte da programação, Núcleo de Qualidade de Vida distribuiu maçãs aos servidores que assistiram à palestra, pois a fruta ajuda a preservar a saúde vocal devido a ação adstringente, que "limpa" a garganta, trazendo alívio e bem-estar.

A tarde foi finalizada com alguns exercícios que colaboram com a voz, ensinados pelo professor Adriano Alves Jorge, seguidas de um café da tarde.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação