Formação Pedagógica é direcionada exclusivamente aos técnicos administrativos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 28 de Fevereiro de 2020 às 08:13

Ensino, Pesquisa e Extensão constituem as principais finalidades do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis, traduzindo a essência da instituição. Ser, refletir, saber, pensar, fazer, pesquisar, analisar, compartilhar e dialogar fazem parte desse processo, já que o conhecimento deve ser construído coletivamente.

Através de uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Napp), contando com apoio e colaboração do Departamento de Ensino (Den), na tarde de quarta-feira, 26 de fevereiro, foi realizada uma formação pedagógica, direcionada aos servidores ocupantes dos cargos Técnico-administrativos em Educação (Taes). “A ideia foi propor um momento de interação, para que os servidores pudessem ouvir e serem ouvidos por seus colegas, a cerca de ações que possam melhorar o desenvolvimento das atividades que todos desempenham”, disse Kesley Gomes Pedroso, pedagoga do campus.

Os participantes foram divididos em grupos e puderam discutir sobre seus desafios, experiências exitosas e relacionamento entre setores, permitindo que cada um expusesse seus anseios. “Somos Técnicos Administrativos em Educação e temos um papel importantíssimo dentro do processo de educação”, disse Kesley, destacando a relevância de serem ouvidos.

A ideia, segundo a psicóloga do campus, Karine de Souza Santos, é construir um relatório, composto por todas as observações apresentadas pelos servidores e organizar ações que viabilizem as sugestões, que agregam em melhorias no trabalho e mais qualidade de vida, já que a educação é um processo que convive com a diversidade, pluralidade de ideias, pensamentos, valores, interesses e necessidades de todos os envolvidos em seu cotidiano. “São as pessoas que frequentam, estudam, atuam e trabalham nas instituições de ensino os responsáveis pelas atividades que são desempenhadas. Precisamos ter orgulho, portanto, do nosso campus”, enfatizou.

Sarah da Silva Soares, servidora lotada no Gabinete do campus concorda com Karine e disse ter muito orgulho de trabalhar no IFMT. “Ter o sentimento de pertencimento e gostar do seu local de trabalho são questões essenciais para podermos desenvolver um bom trabalho”, findou.