Grupo de pesquisa realiza formação sobre literatura surda em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Maio de 2023 às 13:28

Na sexta-feira, dia 5 de maio, o Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELL) realizou uma formação em formato de roda de conversa intitulada “Literatura Surda: é ela, não outra que nos exprime”. O evento recebeu aproximadamente 100 inscrições e contou com a presença de estudantes, professores e membros da comunidade surda, interessados no tema. O GELL é vinculado ao IFMT, câmpus Campo Novo do Parecis, e conta com a participação de pesquisadores servidores efetivos com interesse nas áreas de linguagens e literaturas.

Durante a roda de conversa, os participantes discutiram a importância da literatura surda como uma forma de expressão cultural e artística, bem como a necessidade de valorização e difusão dessas obras. Foram apresentados exemplos de obras literárias escritas por autores surdos, que apresentam uma perspectiva única e diversa sobre o mundo.

Além disso, os participantes também debateram sobre a importância da inclusão da literatura surda nas escolas e universidades, como forma de promover a diversidade e a inclusão de pessoas surdas na sociedade. Também foram discutidos os desafios enfrentados pelos escritores surdos na publicação de suas obras e na disseminação da literatura surda para um público mais amplo.

A roda de conversa foi conduzida pela professora Msc. Josiane Santiago de Lima Pereira, integrante do GELL e doutoranda em Estudos Literários pelo PPGEL/UNEMAT. Ao final da conversa, os participantes puderam fazer perguntas e compartilhar suas próprias experiências e pontos de vista.

O evento foi um sucesso e reforçou a importância da valorização e promoção da literatura surda como uma forma de expressão e representação da cultura e da identidade surda.