IFMT Campus Campo Novo do Parecis divulga chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 23 de Maio de 2023 às 09:55

Os interessados deverão apresentar as documentações até o dia 12 de junho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis, divulgou a Chamada Pública Nº 001/2023, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. O processo, que dispensa licitação, visa atender à demanda de produtos para a alimentação escolar do Instituto. O objetivo da iniciativa é incentivar a participação dos agricultores locais e oferecer produtos mais frescos para os alunos.

Para a nutricionista do Campus, Deborah Milani Pavao, “a aquisição de alimentos de pequenos agricultores traz uma série de benefícios para a sociedade, como a redução na produção de poluentes, uma vez que as distâncias percorridas para entrega são menores do que os alimentos percorridos em grande escala e o fortalecimento da economia local, pois estamos comprando na nossa própria região. Os estudantes também se beneficiam ao consumir esses alimentos, pois os alimentos são produzidos na região e na estação própria e por isso possuem mais nutrientes e são mais frescos, uma vez que são colhidos e já entregues, além de na sua produção serem utilizados menos defensivos agrícolas”.

Participantes

Serão adquiridos 31 tipos de produtos, entre legumes, frutas e polpas, como estabelece a Lei Federal 11.947 que determina que 30% dos alimentos da merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar.

Poderão participar da chamada fornecedores individuais, detentores da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) para pessoa física, os grupos Informais, também com DAP/Pronaf de pessoa física, e os Grupos Formais de Agricultores, detentores de DAP de pessoa jurídica. Todos devem ainda atender às exigências estabelecidas no Edital, seus Anexos e à legislação em vigor.

Documentação

O Edital da Chamada Pública 01/2023, com orçamento de aproximadamente R$ 82 mil, atenderá ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os interessados deverão enviar a documentação para habilitação e projeto de venda no período de 23 de maio a 12 de junho de 2023, no e-mail: compras.cnp@ifmt.edu.br ou presencialmente, no IFMT Campus Campo Novo do Parecis, das 8 h às 11 h e das 13 h às 17 h, no setor de Compras, localizado na MT 235, KM 12, zona rural, Campo Novo do Parecis, Mato Grosso.

A sessão pública de abertura das propostas, para análise da documentação de habilitação e projeto de venda, ocorrerão presencialmente, no dia 14 de junho, a partir das 9 h, na Sala de Compras do IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Acesse o edital e seus anexos no link.