IFMT Campus Campo Novo do Parecis é contemplado com 1 laboratório IFMaker em chamada pública da Setec/MEC

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 1 de Setembro de 2020 às 07:23

IFMT Campus Campo Novo do Parecis é contemplado com 1 laboratório IFMaker por meio da Chamada Pública para Apoio à Criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal. O resultado preliminar foi publicado nesta quinta (27).

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) divulgou o resultado preliminar do Edital N.º 35/2020  de apoio à criação de Laboratórios de Prototipagem, chamados Lab IF Maker, nas instituições de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) teve três projetos selecionados, sendo um deles o do Campus Campo Novo do Parecis, que receberá recursos financeiros para aquisição de equipamentos para a criação do laboratório.

Os Laboratórios IF Maker têm como função primordial estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes integrando novas tecnologias e a sala de aula, por meio de ferramentas como impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, Kit Robótica Arduino e Lego, entre outros equipamentos.

A ideia, segundo Lourivani Bastos de Souza, professora do campus Campo Novo do Parecis e uma das coordenadoras do projeto, intitulado IFMAKER – CNP, é que o aprendizado prático possa gerar trocas de experiências sobre um determinado curso e outras áreas do conhecimento, promover o empreendedorismo, estimular o uso de tecnologias dentro do cotidiano e também proporcionar a interconectividade.

Os laboratórios IFMaker serão instalados nos campi Octayde Jorge da Silva, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis. O campus Campo Novo do Parecis irá receber o Laboratório de Modelo 1, que custa em torno de R$ 85.000,00 em equipamentos. Os laboratórios contarão com Impressoras de pequeno e médio porte, notebooks, SmartTV, entre outros equipamentos.

IFMaker tem como objetivos estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula; promover a aprendizagem de forma mais prática e ativa; auxiliar professores e técnicos-administrativos em educação no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprender fazendo), levando-os a refletir sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos e sobre como ela pode ser utilizada nestes espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, permitindo que o aluno seja protagonista nesse processo e que o envolvimento com as necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida seja estimulado.

Sobre o Edital N.º 35/2020:

O objetivo é apoiar, por meio da aquisição de equipamentos, a criação de Laboratórios de Prototipagem (Lab IFMaker) na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Esses espaços são conhecidos por promover iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo, com projetos focados nas demandas da comunidade.