IFMT Campus Campo Novo do Parecis recebe doação de Estação Meteorológica Automatizada de parceiros

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 22 de Junho de 2021 às 14:37

Na manhã desta última sexta-feira, 18 de junho, o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis recebeu uma estação meteorológica automatizada, doada pela Bayer, pelo produtor rural Sérgio Stefanelo e pela empresa Cropfield, parceiros da instituição.

A aquisição do equipamento se deu a partir de uma bonificação ofertada pela Bayer ao Sr. Stefanelo, cliente da multinacional que, por sua vez, solicitou que esta fosse revertida para aquisição do aparelho destinado ao IFMT. A Cropfield, por outro lado, custeou a instalação e a primeira anuidade da estação meteorológica. No total, os investimentos somaram, aproximadamente, 20 mil reais.

Sérgio Stefanelo falou da importância do IFMT para o município de Campo Novo do Parecis e região. “Fui uma das pessoas que mais lutou para trazer a instituição para o nosso município. Temos muitas demandas e desafios, principalmente, para as culturas alternativas de segunda safra. Nos últimos anos, milho, soja e algodão tiveram avanços muito grandes tanto na parte básica de manejo, quanto na adesão de tecnologia, diferentemente do que ocorre, por exemplo, no gergelim que ainda precisa evoluir e o IFMT, sem dúvidas poderá contribuir no avanço da cultura e, por isso, espero que esta ação que estamos realizando hoje, seja a primeira de muitas”, evidenciou Sérgio.

A nova estação meteorológica do IFMT trata-se de um equipamento de alto padrão tecnológico, que permitirá a obtenção de dados de temperatura, umidade relativa, radiação, velocidade do vento e precipitação pluvial. “Esta aquisição atende a uma antiga demanda da instituição que, a partir das informações geradas pela estação, terá mais respaldo para o entendimento das correlações entre parâmetros biológicos e suas interações com as variáveis climatológicas. Além disso, todas estas informações serão disponibilizadas no site do nosso Campus com livre acesso para que toda sociedade possa usufruir deste serviço”, explicou o professor Carlos Jorge da Silva, Coordenador de Pesquisa do campus.

O Diretor Geral do campus, Genivaldo David de Souza Schlick, agradeceu a doação e reiterou seu objetivo de estreitar, cada vez mais, as parcerias entre o setor público e privado. “O nosso objetivo é aproximar, sempre mais, o IFMT do setor produtivo, entender suas demandas e, na medida do possível, procurar atendê-las. A nossa instituição estará sempre de portas abertas e a serviço da sociedade. A essa escassez de recursos financeiros que vivenciamos e o excesso de burocracia no serviço público dificultam algumas situações e acabam inviabilizando nossas ações, por isso temos buscado, através de parcerias, soluções com mais celeridade e efetividade”, ressaltou Genivaldo.

A engenheira agrônoma Mayara Santin, representante da Bayer, destacou que a empresa se preocupa com este tipo de ações que agregam valor a instituições como o IFMT.  “Me formei em Agronomia no campus Campo Novo do Parecis e, para mim, é muito satisfatório e motivo de muito orgulho poder contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão dessa unidade. A Bayer estará sempre aberta a estas parcerias e espero que possamos estreitar ainda mais nossos laços com o IFMT”, afirmou.

Para Roberto Schaffazick, representante de vendas da Cropfield, iniciativas como esta trazem ganhos significativos para todos os envolvidos. “Nós da Cropfield estamos bastante satisfeitos com a parceria firmada com o IFMT. Ações assim devem ser ampliadas e levadas ao conhecimento da sociedade para, não apenas mostrar as nossas ações, mas também incentivar que outras parcerias sejam firmadas”, salientou Roberto.

Ao finalizar, Genivaldo agradeceu aos parceiros pela confiança na instituição e acrescentou que esta aquisição apoiará as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No ato de entrega do equipamento, estavam presentes o prof. Dr. Genivaldo David de Souza  Schlick, diretor-geral do Campus; o prof. Dr. Carlos Jorge da Silva, coordenador de pesquisa; prof. Dr. Lucas Almeida de Holanda, coordenador do curso de Agronomia; Murilo de Souza Pereira, chefe de gabinete e Marcos Aurélio Vargas, técnico em informática.  Representando os parceiros do IFMT, estiveram o Sr Sérgio Stefanelo, Carina Stefanelo e Sacha Solano, da Sementes Sagui/Grupo Stefanelo; Roberto Schaffazick, representante de vendas da Cropfield; e Mayara Santin, engenheira agrônoma e representante da Bayer.