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IFMT de Campo Novo do Parecis estabeleceu um regime de estudo não presencial

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Outubro de 2020 às 14:51

Iniciativa para período de suspensão das aulas conta com Regime de Exercício Domiciliar (RED) 

Diante do cenário extraordinário de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), como forma de garantir que não haja interrupção total das atividades escolares, elaborou o Regime de Exercício Domiciliar (RED) para alunos dos cursos da instituição.
"Sabemos que nada substitui a relação presencial entre aluno e professor, mas, no momento em que a gente vê que essa relação não pode ser de contato próximo, o campus tem a responsabilidade de apresentar algo que tente minimizar os riscos tanto para a vida dos servidores e alunos, quanto para a aprendizagem”, afirmou o Diretor geral do campus, Fábio Luis Bezerra.
As atividades estão sendo realizadas à distância e a instituição continuará fechada até o dia 31 de dezembro de 2020, conforme a Resolução Nº 054, de 31/08/2020, e a iniciativa foi pensada de modo a garantir o máximo de inclusão e participação dos estudantes.

Iniciativas
O RED consiste em atividades diversas direcionadas aos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Superiores do IFMT campus Campo Novo do Parecis,
Dentre as atividades que estão sendo desenvolvidas estão:
Aulas em ambientes virtuais de aprendizagem (salas de aula virtuais);
Criação de grupos de troca de mensagens instantâneas;
Criação de grupos em redes sociais, como Facebook ou Google Sala de Aula, WhatsApp;
Estudos por apostilamento de textos;
Produção de textos, baseando-se nas experiências em projetos de pesquisa, relatórios
executivos, leitura de livros e vídeos, entre outros;
Resolução de lista de exercício;
Desenvolvimento de e-books;
Jogos;
Desenvolvimento de vídeos;
Podcasts (arquivos de áudio);
Blogs;
Vídeo aulas disponíveis gratuitamente na internet; e
Lista de textos e livros.

Desafios
A suspensão das aulas é uma medida importante para colaborar no isolamento social, pois a escola é um espaço onde o contato é inevitável.  Tal medida tem encontrado grande apoio junto aos educadores, pais e instituições de ensino. Para Fábio, “a situação de pandemia na qual nos encontramos remete cada educador à necessária atitude de reinventar e nós estamos tentando fazer isso, mesmo em meio aos grandes desafios que isso representa”, disse.
Diante disso, o IFMT campus Campo Novo do Parecis tem aproveitado a ampla escala as ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo as plataformas e ambientes virtuais de ensino, para garantir os processos pedagógicos de aprendizagem. “Todo esse esforço se faz necessário para manter os estudantes em um ritmo de estudo, mesmo estando distantes do espaço físico da escola”, explicou o Diretor de Ensino do campus, William Benedito da Silva.
Enormes são os desafios para implantar, ainda que de forma temporária, a educação à distância.  A realidade apresenta alunos e famílias que não conseguem utilizar plataformas online de ensino e professores que carecem de formação técnica para direcionar processos de aprendizagem em ambientes virtuais. “Nesse sentido campus proporcionou alguns treinamentos aos professores sobre as plataformas digitais, mas sabemos que essa nova forma de ensino ocorreu de forma muita rápida e que carecemos que mais treinamentos. Outro ponto central é o acesso a computadores”, salientou Benedito ao mencionar que o campus está tentando se adaptar a essa realidade e uma das ações foi providenciar equipamentos para emprestar aos alunos que carecem.
Em meio a tantas dificuldades, o campus tem buscado atender todos os alunos de forma igualitária, garantindo uma comunicação efetiva com os estudantes, para assegurar o acesso às informações, esclarecimento de dúvidas e orientação sobre as ações da instituição, através da disponibilidade total dos servidores, buscado atender todas as demandas que vem aparecendo por meio do planejamento, apoio da equipe de profissionais do campus, trocas de experiências com as Comissões de Assistência Estudantil de outros campi e orientações que a Reitoria repassa.

Auxílios
Hoje está em vigor o Edital 09/2020, lançado em junho e renovado em agosto. Por meio deste Edital foi realizada uma seleção de alunos para concessão do auxílio emergencial em três modalidades: moradia, alimentação e internet. “O principal objetivo da Assistência Estudantil, ainda mais neste período que estamos vivendo, é conceder benefícios (auxílios) para aqueles alunos do IFMT que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, alunos cotistas e alunos com deficiência, visando contribuir para a formação integral, prevenindo situações de retenção, evasão escolar, garantir a permanência e desenvolvimento com êxito do estudante no percurso formativo”, explicou o Técnico em Assuntos Educacionais do campus, Wagner Tenório dos Santos.
No total, a instituição tem oferecido 208 bolsas, com recursos da Assistência Estudantil, para garantir a permanência e desenvolvimento dos alunos durante as atividades de ensino:
Na modalidade internet estão sendo atendidos 119 alunos, com valor de R$ 120,00 por mês;
Na modalidade moradia estão sendo atendidos 39 alunos, com valor de R$ 200,00 reais por mês;
Na modalidade alimentação estão sendo atendido 50 alunos, com valor de R$ 90,00 reais por mês.
Além desses benefícios, o campus realizou a entrega de kits de alimentos aos alunos do Ensino Médio, de dois em dois meses, garantidos com recursos do PNAE. “Essas entregas foram realizadas a todos os alunos do Ensino Médio do campus que preencheram um formulário e deram o aceite para receber os kit, por isso não foi feito uma seleção com estes alunos pela Comissão de Assistência Estudantil, uma vez que não se utiliza o critério de vulnerabilidade social para entrega das cestas. Já foram feitas duas etapas de entregas dos kits de alimentos (junho e agosto) e há previsão de outra entrega a partir de outubro”, complementou Wagner.

Alunos
Para a aluna Débora Eloiza da Silva Xavier, do 3° ano do curso Técnico Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, a quarentena tem causado muita aflição. “Um dia estávamos frequentando normalmente a escola e em questão de minutos descobrimos que não haveria mais aula presencial, por tempo indeterminado. Não estamos indo à escola, não estamos vendo nossos colegas. Até hoje estamos separados. Porém, mesmo com toda a saudade da rotina, o ano não podia parar e o Instituto precisou dar continuidade ao ensino. Os alunos e os professores tiverem que se adaptar à nova forma de aprender e ensinar. Mas não foi só isso, as dificuldades começaram a aparecer. Uns careciam de alimentos, outros de moradia, outros de internet e foi nessa hora que percebemos que o IFMT de Campo Novo do Parecis abraçou a causa e deu todo apoio aos alunos. Não podemos deixar de falar dos nossos heróis, que sempre estão a disposição, nossos professores estão sendo luzes no fundo do túnel e sempre que pensamos em desistir eles nos apoiam e nos levantam. Além deles, precisamos destacar a participação do servidores do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP),  que se dobraram tanto durante esse tempo, seja na organização do calendário acadêmico, seja nas reuniões ou mesmo dando apoio e suporte a todo mundo, via redes sociais e telefone. Meu mais sincero obrigada, por toda a força  e apoio, espero que que possamos nos ver em breve, porque a saudade está assolando nossos corações”, desabafou.

Pablo Júnior Oliveira De Deus, aluno do 3° ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, diz que é muito complicado falar a respeito de educação em tempos de pandemia, visto que todos os dias surgem novas dificuldades, novas formas de ver a necessidade do outro, de fazer a diferença, mas acima de tudo ser essa diferença. “Acredito que todos estamos tendo dificuldades de nos adaptarmos a essa metodologia de ensino remoto. Tanto os professores quanto a instituição tiveram que estudar novos meios para reorganizar o processo de aprendizagem, a rotina acadêmica e sua maneira de ensinar. Nós, alunos, também tivemos que nos acostumar com a nova didática, que por sinal é muito complicada. Sem dúvidas, o ensino remoto tem suas dificuldades, mas, com esforço e com dedicação, é possível vencer esses problemas. É certo que devemos levar em consideração que nem todos têm as mesmas condições para estudar em casa, com acesso à internet de qualidade, por exemplo. A rotina em casa, que muitas vezes é atribuída apenas aos pais, acabou se tornando responsabilidade dos alunos. Porém, muitos enfrentam problemas familiares, com a organização de tempo, com a necessidade de trabalhar e tantas outras adversidades. Mas, é com muito prazer que deixo aqui o meu agradecimento ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis, que tem sido exemplo no estado,  já que foi um dos primeiros a adotar a didática de ensino remoto, com organização e acompanhamento de atividades, ofertando aos alunos, condições para que as aulas aconteçam, abraçando os alunos, disponibilizando atendimento psicológico e pedagógico de qualidade e dando condições financeiras, através dos auxílios moradia, internet e alimentação aos que precisam, tranquilizando assim a classe acadêmica. Disponibilizaram também recursos tecnológicos, como computadores e auxílio a internet para os alunos que mais precisavam e,  incansavelmente, os servidores, os professores e os técnicos administrativos,  tem trabalhado para ofertar a máxima qualidade no ensino remoto,  fazendo aquilo que é, orgulhosamente,  lema do Instituto Federal: "Educar para a vida e para o trabalho", e isto, sem sombra de dúvida, nossa instituição tem conseguido fazer de forma exímia. Por todas essas razões,  deixo aqui meus  sinceros agradecimentos a todos os servidores, que vem prestando um excelente trabalho à comunidade acadêmica e se esforçando ao máximo para conseguir dar suporte e apoio pedagógico, psicológico e financeiro aos seus alunos. É certo que a educação em tempos de pandemia é, em demasia, dificultosa, instável e nem todos os problemas solucionáveis, mas acreditar que o empenho de todos e a sua dedicação, tem sido em prol da ofertar do melhor para os seus alunos,  nos dão condições para acreditarmos cada dia mais na educação da rede Pública Federal e na qualidade de ensino”, findou agradecido.


Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

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