IFMT realizará Palestra sobre Coleta Seletiva: “Interações Meio Ambiente e Agricultura”

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 29 de Junho de 2021 às 09:15

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis realizará, no dia 30 de junho, a partir das 18h15min, a palestra intitulada “Interações Meio Ambiente e Agricultura”, ministrada por Moacyr Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Alfredo Vasconcelos – MG.

A live, que ocorrerá via Google Meet, faz parte das ações do Projeto de Extensão “Reciclagem de resíduos sólidos orgânicos no IFMT: de mãos dadas com a sustentabilidade 2.0”, coordenado pelo Enfermeiro do IFMT campus Campo Novo do Parecis, Hélcio de Souza Júnior. Segundo ele, a iniciativa é de suma importância para a preservação do Meio Ambiente. “Um dos objetivos da coleta seletiva é reduzir os impactos ambientais através da destinação correta dos resíduos gerados pela população, pois, o que não pode ser reaproveitado com a reciclagem, terá um descarte adequado”, complementou.

Kelly de Oliveira Barros, Geógrafa, professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis e membro da equipe do projeto de Extensão ressalta que, “diante do aumento do consumo e, consequentemente, do aumento do lixo gerado, a coleta seletiva é uma importante ação que tem reflexos positivos não apenas no ponto de vista ecológico, mas também no âmbito social, já que pode ser uma fonte de renda pela comercialização dos recicláveis. Esta palestra vem no contexto da sustentabilidade ambiental que, por meio de várias iniciativas, o nosso campus vem buscando cada vez mais praticar e que, em breve, almejamos também adotar a coleta seletiva”, evidenciou.

Durante a palestra, Moacyr vai falar sobre as experiências de coleta seletiva nos municípios de MG, que podem ser utilizadas como referência no campus e no município. Dayana Luiza Schwerz, Técnica em Alimentos e Laticínios do IFMT campus Campo Novo do Parecis, o intuito da palestra é divulgar a necessidade da implantação da coleta seletiva, reciclagem e compostagem no campus e na cidade de Campo Novo do Parecis. “Ações como essas irão contribuir com o meio ambiente, com melhoria da renda dos catadores e com o atendimento à lei de resíduos sólidos. Além disso, vai demonstrar a possibilidade de interação entre a agricultura e o meio ambiente, através do exemplo do Centro Experimental, Tecnológico e Educacional de Alfredo Vasconcelos, que Moacyr apresentará durante a palestra. Não percam!”, finalizou convidando.

A palestra será on-line, nesta quarta-feira, 30 de junho, às 18h15min. Aos participantes, haverá certificado, com carga horária de 2h. Para se inscrever basta acessar o link:

O link da reunião será enviado minutos antes da palestra no e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Sobre Moacyr Oliveira:

É formado em Administração, com especialização em Gestão de Sistemas de Tratamento e Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos. Atualmente é Secretário de Meio Ambiente e Agricultura no município de Alfredo Vasconcelos, em Minas Gerais. Participou da elaboração da legislação de Resíduos Sólidos neste Estado, na elaboração do Manual Técnico e Operacional de Usinas de Triagem, Compostagem e Disposição Final no Estado de Minas Gerais, assim como também da instalação de várias usinas de reciclagem e na implantação do sistema de coleta seletiva em vários municípios mineiros e também do Brasil. Participou da elaboração do Manual Prático para Inovação na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos desenvolvido e lançado pela Fundação Getúlio Vargas (SP).