IFMT terá Centro de Idiomas Virtual - IF Idiomas

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2022 às 15:29

Aconteceu nesta terça-feira (16), a live de lançamento do Centro de Idiomas Virtual do Instituto Federal de Mato Grosso – IF Idiomas. Esse centro estará disponível a servidores e alunos da instituição, atendendo, inicialmente, mil alunos. Ele funcionará através de uma plataforma virtual chamada Altíssia, uma multinacional europeia, nascida na universidade da Bélgica (https://altissia.org/pt-br/.)

Para o reitor Julio César dos Santos este é um momento em que o instituto está trazendo mais oportunidades aos estudantes e servidores e, ao mesmo tempo, concretizando um projeto antigo dentro da instituição.

“Lá no passado sempre tivemos como objetivo a implantação do Centro de Idiomas. Houve a tentativa de que nossos Centros funcionassem de forma física em cada uma das 19 unidades. No entanto, os tempos são outros, a pandemia nos trouxe outras perspectivas e concluímos que o formato ideal para a implementação do Centro de Idiomas, de forma a atender, da melhor maneira possível, a comunidade seria a criação do Centro de Idiomas Virtual do IFMT”, afirmou.

O reitor parabenizou a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), que, nos últimos meses, buscou parcerias, inclusive com o Instituto Federal de São Paulo, e realizou a licitação e a contratação de uma plataforma de ensino de línguas virtual, a plataforma Altissia, que oferta inúmeras possibilidades, tem fácil acesso e operacionalização.

“Tenho muita convicção de que nossos estudantes terão nesta plataforma e no nosso Centro de Idiomas um apoio e uma oportunidade para uma aprendizagem e aperfeiçoamento de uma segunda ou até mesmo uma terceira língua”, salientou.

Neste primeiro momento serão mil matrículas distribuídas em todas as unidades do IFMT. Após essa fase experimental a expectativa é de expansão. "Pretendemos ampliar o Centro de Idiomas, ampliar as matrículas e adquirir a capacidade de ofertar a todos os estudantes da instituição a oportunidade de uma segunda ou terceira língua".

Live no Youtube

“Muitos trabalhos vem sendo realizados desde a criação do IFMT e hoje, na gestão do professor Julio, avançamos um pouco mais com o nosso Centro de Idiomas no formato virtual, inovando e trazendo a possibilidade para nós, servidores e estudantes, de aprender um idioma de forma dinâmica e atual, baseado em 3 pilares: Comunicação, Motivação e acompanhamento”, observou o diretor da DSRI, professor Willian Silva de Paula.

O diretor solicita à comunidade do IFMT que assista a live, disponível no Youtube:

Através dessa apresentação será possível conhecer as atividades que serão realizadas por meio do IF Idiomas. Nessa transmissão será possível, ainda, entender o funcionamento da plataforma Altissia de ensino de línguas e verificar como sua metodologia funciona.

Qualquer dúvida poderá ser sanada através do seguinte e-mail: relacoesinternacionais@ifmt.edu.br