IV Manhã de Campo do IFMT Campus Campo Novo do Parecis foi um sucesso

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 1 de Junho de 2023 às 09:41

Cerca de 371 produtores rurais, estudantes e profissionais do setor público e privado, estiveram no Campo Experimental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, na manhã do último sábado, 27 de maio, participando da IV Manhã de Campo, para apresentação dos experimentos de campo realizados pela instituição.

O evento é uma iniciativa do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Campo Novo do Parecis. A programação da Manhã de Campo foi dividida em sete vitrines tecnológicas, para apresentar as pesquisas desenvolvidas no campus pelos professores e estudantes, onde foram abordados os temas: fitotecnia, fitopatologia, plantas daninhas, manejo integrado, novas culturas, sistemas consorciados, solos, irrigação e fruticultura.

Segundo o professor e organizador do evento, Leonardo Durval Duarte Guimarães, a Manhã de Campo é um evento multidisciplinar, onde os professores e estudantes estão, de forma participativa, presentes em todas as etapas do processo, desde o planejamento passando pela organização até a execução. “É um projeto desafiador, mas muito gratificante, pois através dele podemos ver o amadurecimento de nossos estudantes e futuros profissionais, pois em eventos como esses podemos ver toda a relação entre teoria e prática agrícola. É uma forma dinâmica de apresentarmos a toda a comunidade os resultados de nossas pesquisas e tecnologias desenvolvidas. Ao mesmo tempo uma grande oportunidade de alinharmos e estreitarmos laços com as empresas do agro presentes em nossa região”, complementou.

O Campus  Campo Novo do Parecis está sempre desenvolvendo pesquisas e inovações, visando aprofundar os conhecimentos em torno das culturas já estabelecidas na região, mas também, abordando novas culturas e, através da Manhã de Campo, é possível divulgar esses trabalhos produzidos pelo IFMT, sendo de grande importância, já que aproxima os agricultores aos resultados destas pesquisas, a fim de difundir as melhores tecnologias de cultivo.

Segundo o Coordenador do Curso de Bacharelado em Agronomia, Lucas Almeida de Holanda, a Manhã de Campo tem cunho educacional, didático e experimental. “O evento superou as expectativas e a comissão organizadora já trabalha para melhorar cada vez mais o evento para os próximos anos”, disse, complementando que o objetivo é que a Manhã de Campo entre para o calendário acadêmico do IFMT e aconteça sempre na 2ª quinzena de maio.

“Estamos ansiosos para a próxima edição. Iremos nos preparar com antecedência e isso nos permitirá ofertar um evento mais diverso para a comunidade camponovense”, finalizou Leonardo Durval.