Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus os setores de produção e manutenção do campus Campo Novo do Parecis não pararam

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 17 de Julho de 2020 às 13:32

Desde o ano de 2010 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis mantém o setor de produção em pleno funcionamento, produzindo culturas variadas, capazes de suprir as necessidades da instituição.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus os setores de produção de cultivares e de manutenção do campus não pararam. Todos os experimentos dos campos de produção foram concluídos e a colheita realizada, resultando em coletas de amostras, numa área de aproximadamente 10 hectares, utilizadas para plantio de milho e destinados à manutenção do setor de zootecnia, alimentação de suínos, aves, carneiro e gado. “Uma média de 1300 sacas de milho das que foram colhidas nesse ano serão destinadas à essa finalidade”, complementou o Técnico em agropecuária e Coordenador do Setor de Produção do campus, Joni Olmiro Erbice dos Santos.

Para que tudo isso seja possível, Joni explica que o campus conta com importantes parcerias: de empresas renomadas como a Jmem, Syngenta, Clara Agrícola e Lavoro, que contribuem com a doação de sementes para o plantio;  da mão de obra de profissionais terceirizados: pedreiro, jardineiro, oficial de serviços gerais e motorista; e com grande ajuda do senhor João krampe, proprietário da fazenda São João.

Joni enaltece ainda que a produção de hortaliças continua a todo vapor, mesmo diante do cenário de suspensão das aulas presenciais. Assim, todas as hortaliças produzidas e colhidas estão sendo doadas, semanalmente, ao Hospital Municipal de Campo Novo do Parecis.

Embora o campus já tenha atingido autossuficiência em produção, para suprir as necessidades do ano de 2020 ainda será necessário produzir mais alimentos, visto que, na última semana, um grave incêndio comprometeu todo pasto da instituição. “Devido esse incidente, a alimentação do gado terá que ser no cocho”, disse Joni.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis