Participação da Comitiva do Campus Campo Novo do Parecis no VIII WorkIF: Educação e Inovação em Destaque

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 1 de Novembro de 2023 às 12:09

Nos dias 25 a 27 de outubro de 2023, o Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, foi palco de um dos eventos mais importantes no cenário acadêmico do Mato Grosso: o VIII WorkIF, promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Este ano, a comitiva do Campus Campo Novo do Parecis se destacou com mais de 60 participantes, entre professores, técnicos administrativos e alunos, marcando sua presença de maneira impactante.

O WorkIF é uma plataforma de intercâmbio de conhecimento, inovação e oportunidades, onde estudantes, docentes e profissionais de diferentes campi se encontram para apresentar e debater suas pesquisas, projetos e iniciativas. A participação dos alunos do interior, como os do Campus Campo Novo do Parecis, desempenha um papel crucial nesse contexto. Isso porque ela oferece a esses estudantes a chance de compartilhar seus trabalhos, aprender com as experiências de outras regiões e ampliar seus horizontes acadêmicos.

Ao longo do evento, a comitiva do Campus Campo Novo do Parecis demonstrou sua relevância ao apresentar cerca de 20 trabalhos por meio de e-posters e apresentações orais. O stand destinado ao campus proporcionou uma experiência rica em aprendizado e interação. Entre os destaques, o público pôde conhecer a história do Brasil, por meio de apresentações envolventes. A equipe da GP Solos do curso de Agronomia revelou os segredos da terra e as práticas sustentáveis que envolvem a agricultura. Os participantes do projeto Limpe Verde enfatizaram a importância da reciclagem e da destinação correta dos resíduos em prol da sustentabilidade ambiental.

O campus também trouxe inovação à tona com os alunos do curso de licenciatura de Matemática, que apresentaram diversos jogos de raciocínio lógico e jogos didáticos, incentivando a curiosidade e o interesse pela disciplina. Além disso, os alunos de Processos Gerenciais trouxeram à discussão temas gerenciais relacionados ao contexto da cidade de Campo Novo do Parecis.

Um ponto alto do evento foi a atuação da equipe do IFMAKER, que organizou e gerenciou os espaços das Arenas MAKER, Robótica e Games. Essas atrações atraíram alunos de outros campi, que puderam conhecer as inovações trazidas por Campo Novo do Parecis.

Além da participação em palestras e rodas de conversas, outro momento especial e emocionante foi o lançamento dos livros de coautoria dos servidores Hélcio e da servidora Dayana Luiza Schwerz durante o VIII WorkIF, no âmbito do programa PROFEPT. A servidora Dayana também foi coautora em livro resultado do Projeto "Teresa Escreve" que narra histórias de vida de mulheres inspiradoras. Dayana expressou sua gratidão por fazer parte de um projeto que certamente incentivará outras mulheres a compartilharem suas histórias e conquistas.

Para o Prof. Dr. Ricardo Marques, coordenador de pesquisa do IFMT-CNP, a importância da participação dos alunos foi destaque no evento do WorkIF. Segundo ele, "O WorkIF é muito mais do que apenas um evento acadêmico. É uma vitrine para o talento, a dedicação e a paixão que nossos alunos têm pelo conhecimento e pela inovação. A participação ativa dos estudantes do Campus Campo Novo do Parecis e de outras instituições do IFMT em eventos como esse é fundamental para o crescimento pessoal e profissional deles."

Em suma, a participação da comitiva do Campus Campo Novo do Parecis no VIII WorkIF foi marcante e reforçou o compromisso da instituição com a educação, a inovação e o compartilhamento de conhecimento. Fica evidente que eventos como esse desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes e na promoção da excelência acadêmica, além de incentivar a participação ativa da comunidade acadêmica em prol do desenvolvimento regional e sustentabilidade. O Campus Campo Novo do Parecis e sua comitiva saem do VIII WorkIF com a certeza de que têm um papel vital na construção de um futuro mais promissor para a região e o país.