Pesquisadores do GELL apresentam trabalhos em evento do IFMT

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 31 de Outubro de 2023 às 12:23

Durante os dias 25 a 27 de outubro, pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Campo Novo do Parecis marcaram presença no VIII Workshop do Instituto Federal de Mato Grosso (WORKIF), um evento que reuniu acadêmicos, pesquisadores e estudantes de diversas áreas para compartilhar conhecimento e experiências.

O destaque do GELL no WORKIF foi na área de literatura, com duas apresentações notáveis. O Dr. Ricardo Marques Macedo apresentou sua pesquisa intitulada "A Metamorfose de 'A Metamorfose': Traduções, Desafios e Evoluções no Contexto Literário Brasileiro". A apresentação mergulhou nas traduções e interpretações da icônica obra de Franz Kafka, revelando as transformações que a narrativa sofreu ao ser traduzida para o contexto literário brasileiro.

Outra participação significativa foi a apresentação de "Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão: Lendo Mulheres Negras e Indígenas: Revisitando as Produções Contemporâneas", apresentada pela bolsista Vitória Rocha Brant, sob a orientação da Drª Aline Pires de Moraes. Essa pesquisa abordou a importância de dar visibilidade à literatura produzida por mulheres negras e indígenas, destacando suas contribuições para a literatura contemporânea.

Além das apresentações, o evento também viu o lançamento do livro "Pesquisas em Desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica IFMT", publicado pela Editora Edibrás. Uma das pesquisadoras do GELL, Alessandra Mariza Leite, contribuiu com um capítulo intitulado "Proposta de Reflexão sobre a Avaliação da Aprendizagem de Alunos Surdos na Educação Profissional e Tecnológica". O capítulo aborda o desafio da avaliação da aprendizagem de alunos surdos no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFMT, destacando a importância da inclusão e de métodos adaptados.

O capítulo da pesquisa de Alessandra Mariza Leite representa um passo importante na busca por uma educação inclusiva e acessível, refletindo os esforços do IFMT em garantir oportunidades iguais para todos os seus estudantes, independentemente de suas necessidades especiais.

Além das participações em apresentações acadêmicas, o evento também contou com o professor Mestre Alexandre Vinicius Gonçalves Nascimento, que apresentou um estimulante projeto de ensino no stand do IFMT de Campo Novo do Parecis. Seu projeto focou na história e arte, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de explorar a riqueza cultural e histórica da região e sua influência na produção artística contemporânea.

O VIII WORKIF foi um espaço de aprendizado, discussão e compartilhamento de conhecimento, e o GELL, Grupo de Estudos Linguísticos e Literários registrado no CNPq e vinculado ao câmpus de Campo Novo do Parecis do IFMT, se destacou como um importante contribuinte para as discussões nas áreas de literatura e educação inclusiva. Essas participações reforçam o compromisso do IFMT com a excelência acadêmica e a promoção da diversidade no ambiente educacional.