Processo seletivo para cursos técnicos do IFMT está com inscrições abertas; campus Campo Novo do Parecis oferta 140 vagas

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 11 de Novembro de 2020 às 11:34

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, referente ao Edital nº 093/2020, anexo, ofertando um total de 2.865 vagas, distribuídas entre 21 campi da instituição.

O campus Campo Novo do Parecis está ofertando 140 vagas, sendo 105 para o curso Técnico em Agropecuária e 35 para o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, destinados aos estudantes que desejam cursar o Ensino Médio, concomitante com um curso técnico, recebendo ao final do curso ambas as certificações.

As inscrições tiveram início hoje, 12 de novembro de 2020, e deverão ser efetuadas até o dia 04 de janeiro de 2021, exclusivamente pela internet, através no portal eletrônico de seleção do IFMT (selecao.ifmt.edu.br). O candidato deverá ler, atentamente, o Edital nº 093/2020, que contém todos as informações sobre o processo seletivo e, somente após, efetuar a inscrição, que é gratuita. Deverá escolher a opção de vaga e campi desejado e preencher os dados solicitados.

A SELEÇÃO

Em um ano atípico, com condições excepcionais de ensino e trabalho, por conta da pandemia de Covid-19, o processo seletivo para os cursos técnicos integrados do IFMT também ocorrerá de maneira diferente. Em vez de provas presenciais, o ingresso de estudantes para o primeiro semestre de 2021 será por meio de sorteio público. A mudança foi aprovada pelo Conselho Superior do IFMT em outubro (resolução nº 62/2020).

A realização do sorteio leva em conta o distanciamento social e as desigualdades evidenciadas pela pandemia.

O sorteio público será realizado e transmitido ao vivo, pelo canal do youtube do IFMT, no dia 12 de janeiro de 2021 às 14h30min, horário da capital de Mato Grosso.

AS COTAS

A instituição garante a reserva 60% das vagas para candidatos que tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas. Os demais candidatos devem se inscrever para as vagas de Ampla Concorrência (AC) ou, no caso de pessoa com deficiência (PcD), para a Lista 1 (L1), conforme orientações que estão detalhadas no edital.

Dentro desse sistema de cotas, ainda há reserva de vagas de acordo com a renda bruta familiar mensal e a etnia autodeclarada pelos candidatos. Porém, ressalta-se que, na modalidade de ampla concorrência, concorrem todos os candidatos inscritos, independente da opção de reserva de vagas.

Visando esclarecer dúvidas acerca do sistema de cotas, o IFMT disponibiliza um vídeo explicativo na página da seleção, acessado através do link.

Os candidatos que tiverem dúvidas ou necessitarem de ajuda técnica referente às inscrições devem encaminhar pedido por e-mail dentro do período de inscrição para lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.