Programa Mulheres Mil realiza aula inaugural em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 5 de Outubro de 2023 às 11:08

Elevação da escolaridade, inclusão social e qualificação profissional são os objetivos que a 1ª turma de 2023 do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis está buscando por meio do curso “Produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso do calor”, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão do IFMT (Proex), em parceria com a Casa das Marias do município de Campo Novo do Parecis.

A aula inaugural foi realizada na tarde da última segunda-feira, 02 de outubro, no intuito de motivar as alunas e destacar que é possível estudar, ser mãe, dona de casa e também empreendedora.

A tarde foi iniciada com a apresentação cultural do grupo Ondas do Choro, que faz parte do projeto de ensino Coletivo de Arte IFMT CNP, pelo professor de Arte e Música, Anderson Toni, e pelas alunas Yasmin, Kailany, Vitória e Maria Fernanda. Em seguida, a professora de Educação Física, Amanda Milani, promoveu um alongamento laboral com as alunas.

A coordenadora adjunta do programa em Campo Novo do Parecis, Aline Pires de Morais, destacou a importância de um programa como esse para a cidade de Campo Novo do Parecis, uma vez que essa proposta foi desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos de marginalização e vulnerabilidade social, apontando seu almejo para que o Programa oportunize às alunas a inclusão no processo educativo formal e no mundo do trabalho.

Em sua fala, o Diretor Geral do Campus Campo Novo do Parecis, Tiago Alquaz Matias, parabenizou todas que se inscreveram e conseguiram a vaga do curso, incentivando-as a aproveitarem cada momento. “É uma alegria quando o IFMT sai de sua sede e vem para a cidade dar oportunidade para vocês. Estamos aqui para ajudá-las e garantir que todas que estão aqui hoje terminem o curso. É com muito orgulho que nós do IFMT, representamos esse projeto de nível federal. Usem o IFMT para o que pretendem e querem na vida de vocês”, complementou.

A coordenadora da Casa das Marias, Erica Cristhina Castro de Oliveira, enfatizou a importância da busca permanente por capacitação, não somente para o mundo do trabalho, mas para o próprio bem-estar e valorização e disse estar honrada em receber esse curso em parceria com o IFMT. “A responsabilidade de vocês é prosseguir para alcançarem a vitória. Precisamos lutar pelo que a gente quer. Esse momento é de vocês, suguem os professores e aprendam ao máximo. Persistam e aproveitem muito. A Casa das Marias está muito feliz com a oferta desse curso. Nosso objetivo é ver vocês seguindo em frente. Não desistam, sei que tem muita coisa boa nesse curso pra vocês”, estimulou.

As atividades letivas do curso tiveram início com uma palestra ministrada pela professora de Sociologia do Campus, Carla Cordeiro, intitulada “Economia do cuidado e autonomia financeira”, instigando as participantes a perceberem o trabalho invisível das mulheres na economia do cuidado. Mas, além disso, demonstrando que a mulher que tem uma profissão é capaz de transformar a sociedade, propagando o bem-estar não só para sua família, como também para as outras mulheres.

Dayana Luiza Schwerz , também coordenadora do programa em Campo Novo do Parecis, considerou que a aula inaugural do Programa Mulheres Mil foi um momento extraordinário. “Ver tantas mulheres determinadas reunidas em busca de capacitação e empoderamento é inspirador. Nossa sociedade precisa entender que o empoderamento feminino não é apenas uma palavra da moda, é uma necessidade urgente. Através da capacitação, nós não apenas adquirimos conhecimento técnico, mas também ganhamos confiança. Desafiamos estereótipos, rompemos com limitações impostas e nos recusamos a aceitar menos do que merecemos. Hoje, estamos plantando as sementes do nosso futuro. Vamos regá-las com determinação, nutri-las com conhecimento e colher os frutos do nosso próprio sucesso. O empoderamento feminino é mais do que uma meta: é o nosso destino," destacou.

As 40 alunas do curso “Produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso do calor” foram recebidas com muita alegria e entusiasmo. “Amei nosso começo de curso. Estão todos de parabéns”, encerrou Jussileide de Fátima Ferreira Hungria

O Programa

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação.