Projeto de extensão do campus Campo Novo do Parecis promove capacitação de mulheres camponovenses

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 27 de Agosto de 2021 às 09:37

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis está ofertando cursos de capacitação por meio do projeto “Extensão em beneficiamento de alimentos” para mulheres atendidas pela Casa das Marias, um programa da organização social Associação de desenvolvimento Socioeconômico de Campo Novo do Parecis, que tem como objetivo o fortalecimento do protagonismo e direitos da mulher, através de cursos de empoderamento feminino e a geração de emprego e renda.

A iniciativa visa contribuir para o atendimento das políticas de gênero, de equidade, de inclusão e de ações afirmativas, em favor da redução das desigualdades sociais e combate à violência de gênero.

O primeiro curso ofertado foi o de Doces e Compotas, ministrado pelo professor do IFMT campus Campo Novo do Parecis, Marcel Alexandre, atendendo 13 mulheres: 8 no turno da manhã e 5 no turno da tarde.

Durante o curso Marcel abordou os processos de produção de doces e compotas utilizando frutas. Ele se preocupou também em realçar aspectos de produção alimentícia, como: higiene pessoal, equipamentos, utensílios e matéria prima, desde o tratamento inicial ao armazenamento.

Para Marcel, docente da área de Alimentos do campus, a capacitação dessas mulheres em processos de transformação da produção primária para agregar valor à produção é um passo muito importante, pois a qualificação trará independência às mulheres. “Uma mulher independente é uma mulher segura, que é capaz de correr atrás de seus sonhos e almejar cada vez mais. Durante o curso eu incentivei e as convidei para continuarem estudando e se qualificando. Tenho certeza que elas vão longe”, disse satisfeito.

Além do curso promovido por Marcel, também foi ofertado o curso de Saboaria Natural, conferido pela professora Iusseny do Nascimento Soares Souza, ensinando as 17 mulheres a produzir sabão artesanal, e ainda serão ministrados os cursos de Reaproveitamento de Alimentos e Produção de Conservas.

Sobre a ação, Marcel reconhece o papel transformador dos cursos e enfatiza a necessidade de estar, constantemente, capacitando a população. “Sempre que ministro cursos, sinto que despertamos sonhos adormecidos, mas capazes de renovar e transformar vidas”, finalizou.