Projeto “História da Arte Brasileira” promove aprendizagem interdisciplinar

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 14 de Agosto de 2023 às 12:34

Iniciativas estudantis que incentivam a produção artística, aliada às atividades de aula tem o objetivo de promover, por meio da arte, o desenvolvimento de diversas habilidades, como a capacidade de interpretação, criatividade, inteligência emocional e habilidades motoras.

Durante o segundo bimestre do ano letivo de 2023, alunos dos terceiros anos do Ensino Médio e do segundo ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis realizaram o projeto de ensino “História da Arte Brasileira”, coordenado pela professora de artes, Simone Miranda, e pelo professor de história, Alexandre Vinícius.

Segundo Alexandre, a interdisciplinaridade, que se tornou mais presente no sistema educacional brasileiro em meados da década de setenta, implica uma nova forma de organizar o processo de ensino/aprendizagem. “Tal mudança acontece a partir de um trabalho integrado e continuado dos professores de diferentes áreas, envolvidos em um contexto de coletividade”, explicou.

Nesse sentido, o projeto “História da Arte Brasileira”, abordou temas como gêneros musicais brasileiros, a arte no rádio, aspectos da política brasileira, os movimentos artísticos da década de 60, a ditadura estado-novista e o projeto nacionalista, a bossa-nova e o projeto desenvolvimentista, e as manifestações da religiosidade popular do Brasil, envolvendo as disciplinas de Artes e História, incorporadas na elaboração de apresentações artísticas desenvolvidas pelos discentes.

Para Alexandre, as experiências adquiridas durante a realização do projeto foram importantes e auxiliaram para que os alunos participantes pudessem aprender na prática como conduzir apresentações artísticas culturais e ampliar, ainda mais, seus conhecimentos acerca da disciplina de história. “O projeto foi um sucesso. Parabéns a todos e a todas que estiveram envolvidos. Ficamos extremamente orgulhosos da dedicação e empenho de cada um”, finalizou.