Sábado letivo da Química: proposta diferenciada agrada alunos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Setembro de 2017 às 11:34

No dia 26 de agosto foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis o sábado letivo da Química, integrando as turmas dos cursos Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Agropecuária, ambos Integrados ao Ensino Médio.

Num primeiro momento, houve o desenvolvimento do projeto de extensão “Museu Itinerante de Química, Física e Matemática”, que consiste na realização de experimentos nas três áreas. “Nosso Intuito é divulgar a ciência de uma forma divertida e visual para que os estudantes despertem a curiosidade e o interesse pelas ciências. Além do IFMT, esse projeto visa atingir todas as escolas de ensino médio de Campo Novo do Parecis”, explicou Calorine Vezú, idealizadora do projeto de extensão, junto aos professores Adauto Nunes e Karen Cordeiro, em parceria com nove alunos do campus, voluntários no projeto.

Num segundo momento, foram desenvolvidas atividades relacionadas à temática de modelos atômicos. Segundo Caroline, os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio prepararam apresentações sobre modelos atômicos levando em consideração a história da Química. “Cada uma dessas apresentações obteve como ponto chave a maquete do modelo atômico e uma comida em forma de doce que representava o modelo atômico desenvolvido por aquela turma”, explicou ela, complementando que após as apresentações os doces foram distribuídos aos espectadores.

O dia letivo foi organizado pela professora Mestre, Caroline Oleinik Vezú, em parceria com os professores colaboradores Adauto Nunes, Karen Cordeiro, Simone Miranda, Marco Túlio, Eilson, Thiago e Monique Casagranda, contando com o apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – Napp e do Departamento de Ensino – Den. O Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra também esteve prestigiando as atividades.

A professora Caroline Vezú avaliou o dia letivo da Química de forma bastante positiva. “Eu, outros professores e a equipe pedagógica do campus observamos um grande avanço do interesse dos estudantes pela Química”, finalizou ela, ressaltando que o evento todo foi apresentado e desenvolvido pelos alunos.