Servidores do IFMT Campus Campo Novo do Parecis receberam treinamento de Brigada de Incêndio

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 2 de Junho de 2023 às 12:38

Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis participaram do curso “Formação de Brigada de Incêndio”, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, Núcleo de Campo Novo do Parecis. O curso, que começou na última terça-feira, 30/05, encerrou na quarta, 31/05, e teve como foco a prevenção de situações de risco de incêndio, primeiros socorros e a promoção de segurança de servidores e estudantes que trabalham e estudam na instituição.

No primeiro dia de treinamento, os servidores tiveram os conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento pré-hospitalar de primeiros socorros, Reanimação Cardiopulmonar e imobilização e transporte de vítimas. Já no segundo dia, os participantes tiveram as instruções de combate a princípios de incêndio, teoria do fogo, evacuação de área e métodos de extinção e propagação do fogo.

“Nós precisamos trabalhar a prevenção. A Formação de Brigada é extremamente necessária, em todos os níveis – igrejas, escolas, associações, instituições públicas e privadas. Ministrar esse curso no campus Campo Novo do Parecis é fundamental para garantir a segurança patrimonial e, principalmente, a segurança dos inúmeros estudantes e servidores que trabalham aqui diariamente”, comentou o bombeiro Ewerton Camargo, do Corpo de Bombeiros, Núcleo de Campo Novo do Parecis, que atuou como instrutor do curso.

Conforme a Chefe de Gabinete do Campus, Dayana Luiza Schwerz, a capacitação contribui de forma relevante para a integração entre os servidores efetivos e terceirizados. “Foi um momento de nos conhecermos”, acrescentou. De acordo com ela, na parte do aprendizado, a iniciativa proporciona um ambiente escolar mais seguro, com profissionais preparados para agir preventivamente diante de urgências e emergências, além de garantir atendimento adequado e tomada de decisões rápidas e assertivas, elementos fundamentais em situações que requerem a prestação dos primeiros socorros ou o combate imediato ao princípio de incêndio. “O curso proporcionou uma preparação para situações emergenciais de princípio de incêndio e nos primeiros socorros à vítimas, é um conhecimento para a vida, vou poder usar as instruções independente do local em que eu estiver. Em nosso caso,por trabalharmos em uma instituição de ensino localizada na zona rural, esse aprendizado pode fazer a diferença na preservação da vida dos alunos e/ou servidores e nos bens patrimoniais da instituição”, ressaltou.

O diretor-geral do campus Campo Novo do Parecis, Tiago Alquaz Matias, que também participou do treinamento, ressaltou a importância da formação dos servidores. “O curso ministrado com muita presteza e qualidade pelo Corpo de Bombeiros de Campo Novo do Parecis atendeu uma necessidade de formação de servidores e foi extremamente importante para reforçar ações preventivas de segurança no campus. A partir do conhecimento discutido e das práticas realizadas, servidores poderão lidar com situações de urgência de forma mais segura. Além disso, a intenção é que tais conhecimentos sejam replicados para toda a comunidade, consolidando o campus como um ambiente preparado para lidar com situações adversas”, finalizou.