Teve início o ano letivo 2022 do IFMT Campus Campo Novo do Parecis com aulas 100% presenciais

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 8 de Março de 2022 às 10:04

A última segunda-feira, 07 de março, foi marcada por encontros e reencontros no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis.

Alguns nem conheciam os colegas, professores e o campus, ao vivo. Outros tantos retomaram, depois de um longo período longe.

Em clima de acolhida, muita expectativa e sorrisos escondidos atrás das máscaras, o IFMT Campus Campo Novo do Parecis retomou as aulas de forma 100% presencial, cumprindo todos os protocolos de biossegurança aplicados às unidades do Instituto Federal no Estado.

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, as aulas estavam ocorrendo de forma remota.

Na chegada, os mais de 1100 estudantes do campus foram recepcionados pelos servidores da instituição, técnicos administrativos, professores e terceirizados, com um momento de ambientalização, recados de boas-vindas, informes sobre os protocolos de segurança, atividades de acolhimento e apresentações culturais.

Os alunos do noturno também tiveram seu momento de recepção, ocorrido nas dependências da Escola Municipal Jardim das Palmeiras, local onde serão ministradas as aulas dos curso superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Processos Gerenciais e do curso Técnico em Administração, modalidade Proeja, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.

Em sua fala de boas vindas, o diretor-geral do Campus Campo Novo do Parecis, professor Genivaldo David de Souza Schlick, reforçou que a pandemia fez com que todos precisassem se reinventar, mas que esse momento de retorno foi bastante aguardado por todos. “Do mesmo jeito que tivemos que nos ajustar e ficar em casa, agora temos que nos readaptar ao presencial, vamos nos ajudar e acolher uns aos outros. Estudar numa instituição federal é um privilégio que traz consigo grandes oportunidades”, disse o diretor.

A aluna Natallia Ritielle, do 2º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, disse que o retorno foi diferente do esperado. “Foi diferente, mas foi ótimo. Nunca tinha vindo ao Campus e estou muito feliz por, finalmente, estar podendo viver esse momento”, complementou.

Wellygton Macari Bezerra da Silva, do 1º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, está feliz por ter conseguido entrar numa instituição de ensino federal. “É uma experiência nova. Estou vivendo um sonho e espero poder finalizar meus estudos aqui”, comemorou.

Natallia e Wellygton não estiveram antes no campus. Para eles, tudo está sendo uma novidade. Porém, Carine Paixão, do 3º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, teve contato com seus colegas no ano de 2020, durante um mês, antes da suspensão das atividades presenciais. Ela fala que poder retornar e ter essa receptividade é muito bom, “o Campus tem uma energia tão boa, estava com muitas saudades. Poder rever meus colegas foi muito legal, ter esse contato presencial novamente com toda a certeza traz uma alegria enorme e mais vontade pra estudar! Assim a gente sente que não estamos sozinhos. Os professores também, sempre dando muito carinho pra nós, isso aquece o coração! Muitas expectativas para essa nova fase, tenho certeza que será muito bom para todos”.

Mesmo com todas as diretrizes e protocolos de biossegurança, alguns medos e receios, o momento do retorno das aulas foi muito aguardado por todos e cheio de expectativas por um ano cheio de aprendizado e superação das dificuldades impostas pela pandemia e pelas aulas remotas.

A professora Aline Pires de Morais se sente otimista. “O retorno presencial das aulas foi um momento muito esperado. O contato entre educador e estudante é imprescindível para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma efetiva”, disse.

Neste momento de começos e recomeços, cercado de medidas, a volta às aulas presenciais do IFMT Campus Campo Novo do Parecis foi marcada por expectativa de dias melhores. “Escola é um lugar de encontro, socialização e aprendizagem e é com muita alegria que nos preparamos para receber nossos alunos, com muita esperança neste novo ano letivo que está iniciando”, finalizou o Diretor de Ensino do Campus, Tiago Alquaz Matias.