Uma nova Matemática

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Outubro de 2023 às 08:45

Não é de agora que o estudo e ensino da matemática vem se reformulando. Novos fazeres didáticos sempre foram buscados para tornar mais aprazível esse conhecimento tão balizador para o ser humano. A matemática está em tudo! E sabemos disso. Mas aparentemente somente saber não é suficiente para que a aquisição deste conhecimento se transforme também em objetivo.

Neste árduo caminho, alguns estudos foram preponderantes para algumas mudanças que vem ocorrendo na forma como o ensino da matemática é visto e vivenciado. Talvez um dos maiores passos para essa mudança ocorrer foi o estudo de Jacques Lucien Jean Delors, economista e político francês, que de 1992 a 1996, presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO. Neste período, ele foi autor do relatório "Educação, um Tesouro a descobrir", em que se exploram os Quatro Pilares da Educação.

Durante seu trabalho na UNESCO, apontou como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada. Os pilares e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem interligadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo.

Esses estudos evoluíram e levaram a outros estudos mais específicos que buscaram metodologias aplicáveis no fazer da sala de aula para tornar possível a realização desse tipo de aprendizagem. Por exemplos, as metodologias ativas de aprendizagem que têm por objetivo tornar o aluno o ator central para o desenvolvimento de competências tão necessários para se transformar em um cidadão do mundo (principalmente quando se pensa num mundo todo conectado e fluido) e pós pandemia.

Sala de aula invertida, gamificação, pedagogia por projetos. pedagogia por problemas e/ou baseadas em casos, solução criativa de problemas complexos; são algumas das ações que se buscam integrar para que o ensino da matemática se torne atrativo e eficiente em seus resultados.

Dessa forma, uma preocupação eminente ao se reformular o plano de curso da Licenciatura em Matemática, pelo câmpus do IFMT Campo Novo do Parecis, foi atualizar suas ações para que esse futuro professor, possa ser um profissional preparado e estimulado a usar de novas tecnologias, novos conceitos, curioso e desafiador. Algumas dessas experiências acontecem em componentes curriculares que estão vinculados ao uso de laboratórios, seja de informática, de prototipagem, de criatividade, de robótica. Tudo no intuito de poder gerar vivências e experiências que contribuam com uma melhor formação.

Por Profa. MEng. Lourivani Bastos

REFERÊNCIAS:

VENHA CONHECER O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS.

FAÇA PARTE DESTA EXPERIÊNCIA!