início do conteúdo

DÚVIDAS FREQUENTES RED

Dúvidas Frequentes sobre o Regime de Exercícios Domiciliares:

1 - O que é o RED?

            O Regime de Exercícios Domiciliares – RED são as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante em domicílio, em consequência da sua impossibilidade de frequentar as aulas e participar das demais atividades regulares previstas para o curso. (art. 01 IN 09/2020)

 2 - Quais atividades podem ser desenvolvidas via RED?

            O regulamento do RED prevê uma série de atividades que podem ser desenvolvidas. Cabe ao docente, com o apoio da equipe pedagógica, planejar quais atividades contemplam da forma mais adequada e viável o conteúdo e objetivos da disciplina, considerando o perfil dos estudantes e as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis aos alunos. (art. 07 IN 09/2020)

            Nesse sentindo, “a elaboração de materiais (recursos didático-metodológicos) deve considerar as características da disciplina e as condições do professor, assim como a condição do estudante de ter acesso ao conteúdo daquele material, independentemente do seu formato”. (art. 10 IN 09/2020)

 3 - O estudante tem a opção de não aderir ao Regime de Exercício Domiciliar?

            Não. O aluno devidamente matriculado deve cumprir com as atividades do RED, garantidas as condições de participação dos estudantes.

 4 - E quando o estudante não tiver acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação (computador, tablet, celular, internet etc.)?

            Nesses casos, o estudante ou responsável deve informar a instituição, seja através do professor, da coordenação de curso ou da equipe pedagógica, que irão trabalhar por uma solução, seja através do edital de auxílio estudantil, empréstimos de computadores, orientação quanto ao uso do sistema etc.

 5 - Por onde as aulas e atividades estão sendo ministradas?

            Por padrão o campus Campo Novo do Parecis vem desenvolvendo as atividades acadêmicas por mediação tecnológica. Nesse sentido, cada disciplina conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo que atualmente são utilizados o Google Sala de Aula e o Moodle. As informações para acesso a tais ambientes são divulgadas pela coordenação de curso, pela equipe pedagógica e pelos docentes, preferencialmente por e-mail.

            Caso você não esteja recebendo essas informações, solicite a atualização dos seus contatos para o setor de Registro Acadêmico <registro.academico@cnp.ifmt.edu.br>, telefone: 3382-6231.

6 - Durante o RED, há o registro de frequência dos estudantes?

            Não. O registro de frequência só será retomado quando do retorno das atividades presenciais. (art. 54 IN 09/2020)

7 - O estudante pode ser avaliado quanto a frequência e participação nas atividades em RED?

            Sim. Desde que sejam garantidas as condições de participação dos estudantes, eles podem ser avaliados quanto a frequência e participação nas atividades no âmbito da “avaliação atitudinal”, prevista no art. 296 do regulamento didático, como um dos critérios de avaliação (postura).

8 - E quando há alguma atividade avaliativa “ao vivo” (síncrona), o estudante é tem que participar?

            Sim. Desde que sejam garantidas as condições de participação dos estudantes, eles devem participar das avaliações “ao vivo”, sob pena de não serem avaliados e, consequentemente, receberem nota 0,0.

9 - E se o estudante estiver trabalhando? Vínculo empregatício ou atividades relacionadas ao trabalho podem ser utilizados como justificativa de ausência ou não entrega de avaliação?

            Em regra, não. De acordo com o Regulamento Didático (art. 363), “será concedida a segunda chamada, para realização de avaliação, ao estudante que justificar à coordenação de curso a sua ausência em avaliação previamente agendada em 1ª chamada, mediante processo devidamente fundamentado, respaldado por motivo previsto em lei, no prazo de até 3 (três) dias letivos, após a realização da primeira chamada”.

10 - As aulas “ao vivo” (síncronas) serão gravadas e disponibilizadas posteriormente pelo professor?

            Os conteúdos e materiais que forem trabalhados “ao vivo” (de forma síncrona) devem ser gravados e disponibilizados a todos os estudantes da disciplina através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ficando disponível pelo prazo em que o conteúdo estiver sendo objeto de discussão e/ou avaliação. Respeitando-se o direto de imagem, tanto dos professores como dos alunos. A gravação da aula pode ser substituída por material equivalente que trate do conteúdo trabalhado.

11 - Qual o prazo para que os estudantes entreguem/façam as atividades?

            Os prazos de entrega de atividades, avaliações ou trabalhos são definidos pelos professores, respeitando-se o calendário acadêmico. Nos cursos anuais, o fechamento de nota ocorre a cada bimestre e, nos cursos semestrais, a cada semestre.

12 - Como os estudantes se comunicam com os professores?

            A comunicação entre professores e alunos ocorre preferencialmente pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem ou e-mail. Quando disponível, o contato também pode ocorrer por telefone ou rede social de mensagens (Whatsapp, Telegram etc.).

 

Principais contatos:

Departamento de ensino <den@cnp.ifmt.edu.br>: 3382-6230

Registro Acadêmico <registro.academico@cnp.ifmt.edu.br>: 3382-6231

 Núcleo de Apoio Psicopedagógico: <lucas.caldeira@cnp.ifmt.edu.br>

Alojamento: <helcio.junior@cnp.ifmt.edu.br>

Biblioteca: <biblioteca@cnp.ifmt.edu.br>

Extensão: <extensao@cnp.ifmt.edu.br>

Pesquisa: <pesquisa@cnp.ifmt.edu.br>

Coordenações de Curso:

Técnico em Agropecuária <carla.cordeiro@cnp.ifmt.edu.br>
Técnico em Manutenção e Suporte de Informática <simon.kanematsu@cnp.ifmt.edu.br>
Técnico em Administração <simoni.anese@cnp.ifmt.edu.br>
Bacharelado em Agronomia <agronomia@cnp.ifmt.edu.br>
Licenciatura em Matemática <antonio.goes@cnp.ifmt.edu.br>
Tecnologia em Agroindústria <gilmar.paiva@cnp.ifmt.edu.br>
Tecnologia em Processos Gerenciais: <lea.flores@cnp.ifmt.edu.br>
 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT